Pronunciamento de Humberto Costa em 10/07/2013
Discurso durante a 115ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Referente ao PLC n. 11/2013 (n. 5.546/2001, na Casa de origem).
- Autor
- Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
- Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Outros:
- Referente ao PLC n. 11/2013 (n. 5.546/2001, na Casa de origem).
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/07/2013 - Página 45947
- Assunto
- Outros
O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu serei muito breve, pois todos já estão cansados. Acho que esse é um tema que deverá ser aprovado por unanimidade, mas seria importante registrarmos essa iniciativa do novamente Deputado Nilmário Miranda, tomada no tempo em que ele era Ministro dos Direitos Humanos, posteriormente.
Entendo que é algo muito importante. O Brasil convive, infelizmente, não mais por razões políticas, mas também, em alguns casos, com este verdadeiro flagelo que é a tortura. Então, nós caminharmos para termos um trabalho articulado dessa maneira, uma proposição como essa, eu considero que é um grande avanço, é uma conquista do nosso Governo, é uma conquista deste Parlamento.
Apesar de ter demorado 11 anos para que essa matéria chegasse até aqui - antes tarde do que nunca! -, acho que nós vamos inaugurar uma nova etapa na vida do povo brasileiro.
Isso se soma a iniciativas como a criação das diversas Comissões da Verdade que estão funcionando em nível nacional e em nível estadual. Portanto, é importante que celebremos e que, mais do que isso, nos esforcemos para que esse trabalho possa redundar, de fato, em mais afirmação da cidadania brasileira.
Muito obrigado.