Discurso durante a 104ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Autor
Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2013 - Página 39994

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero também pedir o apensamento de um projeto meu que trata do assunto. Eu não tenho o número do projeto aqui, mas, em seguida, eu o farei.

            E acho que seria importante, no momento em que vamos fazer essa votação, que se registrem quantos projetos estão apensados, quem são os seus autores, se todos eles versam sobre o mesmo tema, que é o de definir a corrupção como crime hediondo, e que possamos votar qualquer que seja ele. Pode ser o do Senador Pedro Taques, sem problema, desde que V. Exª pudesse listar os diversos autores, porque nós sabemos também que aqui não tem ninguém inocente. Nós todos sabemos que esse debate vai versar sobre Governo e oposição, vai versar dentro dos Estados sobre a atuação dos próprios Senadores. Então, V. Exª pode dar esse encaminhamento.

 

            (…)

            O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT - PE) - Sr. Presidente, eu queria dizer que o meu projeto é o 406, de 2012. Queria também levantar uma ponderação: o meu projeto, por exemplo, não somente define o crime de corrupção como hediondo, como também propõe uma tramitação diferenciada, mais rápida na Justiça, bem como a ordem de realização do inquérito. Não sei como isso poderia ser feito porque, estando todos apensados, vai prevalecer o projeto principal, e o relatório elaborado pelo Relator e os demais serão arquivados. Será que não seria interessante talvez, organizadamente, fazermos um levantamento de todos, sem prejuízo de ser votado agora, mas um levantamento de todos os projetos que tratem da temática corrupção, e, a partir daí, poderemos ampliar o escopo desse projeto? Pergunto a V. Exª se seria possível essa iniciativa.

            Votaríamos hoje o projeto que trata de colocar a corrupção como crime hediondo, sem prejuízo dos demais, que precisariam ter uma tramitação mais acelerada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2013 - Página 39994