Encaminhamento durante a 108ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente à PEC n. 6/2012.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Encaminhamento
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente à PEC n. 6/2012.
Publicação
Publicação no DSF de 03/07/2013 - Página 41795

            O SR. CASILDO MALDANER (Bloco/PMDB - SC. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu apenas quero dizer que a coisa está fluindo bem. V. Exª está agindo, assim como a própria Casa. Eu ouço os colegas. É claro que há algumas ressalvas como as questões levantadas há pouco pelo Senador Cássio Cunha Lima e outros colegas, mas está andando.

            A Casa está votando, e a questão da Ficha Limpa é algo que já se deseja há tempo nos Três Poderes e nas três esferas, desde lá de cima até embaixo, quer dizer, em todos os sentidos. Isso para o País é muito bom, isso para a sociedade é extraordinário.

            Eu penso que estamos avançando. A questão de ir a plebiscito ou referendo não será necessário discutir, porque a Casa está votando. Se continuarmos como estamos, quando se pensar em plebiscito, já estaremos avançados. Acho que é por aí mesmo.

            Amanhã, haverá questões que serão votadas e também depois de amanhã, questões fundamentais que estão até na relação que se pensa em colocar no plebiscito. Acho que vamos adiantar isso.

            Quanto ao veto que se coloca hoje com relação aos taxistas, pelo que sinto com os colegas, o veto que será votado amanhã nem precisaria ser secreto; já de antemão o veto vai cair. Eu não sei se o movimento vem dos ecos das ruas, mas é muito forte.

            Por isso, Sr. Presidente, quero deixar o sentimento que tenho de aproveitarmos este momento para adiantar várias questões que estão relacionadas - como eu disse - a plebiscito, referendo ou coisa que o valha. Desse modo, já podemos antecipar, pois, quando o Congresso quer andar, anda. Pelo que se vê agora, é isso o que vem ocorrendo.

            São considerações que eu não poderia deixar de trazer neste final de dia em relação a essas questões. Mais uma vez, senti aqui que, sendo o veto secreto ou não, esse que será analisado amanhã em relação aos taxistas deve cair, sem dúvida alguma. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/07/2013 - Página 41795