Pronunciamento de Alvaro Dias em 03/07/2013
Pela ordem durante a 109ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro da aprovação no Senado Federal de PEC autorizando a ampliação de produção de radioisotopos no Brasil.
- Autor
- Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
POLITICA NUCLEAR, SAUDE.:
- Registro da aprovação no Senado Federal de PEC autorizando a ampliação de produção de radioisotopos no Brasil.
- Publicação
- Publicação no DSF de 04/07/2013 - Página 42286
- Assunto
- Outros > POLITICA NUCLEAR, SAUDE.
- Indexação
-
- REGISTRO, APROVAÇÃO, SENADO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, OBJETO, AMPLIAÇÃO, PRODUÇÃO, RADIOISOTOPOS, UTILIZAÇÃO, MEDICINA, MATERIAL NUCLEAR.
O SR. ALVARO DIAS (Bloco/PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, para registrar e informar à Casa que a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou, no dia de hoje, mais uma proposta de emenda à Constituição aprovada pelo Senado, e está, portanto, habilitada a ser votada no Plenário da Câmara.
Diz respeito à ampliação da produção dos radioisótopos para a medicina nuclear. Esses produtos são atualmente produzidos apenas no eixo Rio-São Paulo e são produtos de curta duração, cerca de duas horas apenas, e não chegam, portanto, às localidades afastadas desses dois grandes centros urbanizados. Com isso, vidas se perdem pela ausência desse produto fundamental na pesquisa e no combate de determinadas doenças graves na área de cardiologia, na área de oncologia.
Enfim, seres humanos não possuem a oportunidade do tratamento e da recuperação em razão de termos o monopólio na produção desses produtos, que, com a aprovação desta emenda à Constituição na Câmara dos Deputados, poderão ser produzidos em outras localidades do País, oferecendo maiores oportunidades de atendimento à saúde das pessoas.
Portanto, creio ser um fato importante, é uma matéria fundamental para a saúde do povo brasileiro e certamente, com aprovação rápida na Câmara, teremos a promulgação, e obviamente milhares de pessoas poderão receber os benefícios desses serviços prestados agora pelo Congresso Nacional.
Obrigado, Sr. Presidente.