Pronunciamento de Alvaro Dias em 06/08/2013
Pela ordem durante a 124ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Apresentação de requerimento que solicita voto de pesar pelo falecimento do Dom Jaime Luiz Coelho.
- Autor
- Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
- Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Apresentação de requerimento que solicita voto de pesar pelo falecimento do Dom Jaime Luiz Coelho.
- Publicação
- Publicação no DSF de 07/08/2013 - Página 51466
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, VOTO DE PESAR, MORTE, LIDER, IGREJA CATOLICA, BRASIL, ELOGIO, ATUAÇÃO, ARCEBISPO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESTADO DO PARANA (PR).
O SR. ALVARO DIAS (Bloco Minoria/PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Com a generosidade do Senador Cyro Miranda, eu peço permissão para registrar nos Anais da Casa o requerimento de apresentação de voto de pesar, que já encaminhei à Mesa, em razão do falecimento do Arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho, ocorrido na madrugada de ontem.
Maringá, a terceira maior cidade do Paraná e polo de uma importante região, o Noroeste do Estado, perdeu uma das suas grandes lideranças, não apenas no campo religioso. Dom Jaime chegou a Maringá, em 1956, para implantar a recém-criada diocese. Como líder religioso, construiu a catedral, que é um monumento à arquitetura, um dos mais belos monumentos arquitetônicos da América Latina.
Mais do que um pastor de almas, Dom Jaime foi importante na luta pelo desenvolvimento da cidade, da região e do Estado.
Foi, por exemplo, fundador e dirigente do primeiro curso superior local, a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, embrião da atual Universidade Estadual de Maringá (UEM).
A preocupação de Dom Jaime com o desenvolvimento e a propagação da fé levou-o também a implantar o primeiro jornal, o diário Folha do Norte, na cidade de Maringá, e, mais recentemente, implantou também a primeira emissora católica de televisão da região, a Terceiro Milênio.
Na área social, Dom Jaime desenvolveu um trabalho extraordinário. Ficou conhecido o seu trabalho no desfavelamento do Núcleo Social Papa João XXIII, a transformação do antigo albergue noturno em Albergue Santa Luzia de Marillac e a criação da Livraria Católica, mais tarde entregue à administração da Pia Sociedade Filhas de São Paulo, também conhecida como Irmãs Paulinas.
Eu poderia destacar outras obras, outras ações de Dom Jaime, mas concluo, Sr. Presidente, dizendo que me sinto extremamente honrado em propor essa homenagem, por parte do Senado Federal, ao inesquecível líder religioso Dom Jaime Luiz Coelho, especialmente porque o conheci quando ainda era criança na cidade de Maringá. Chegando a Maringá, ainda de pés descalços, conheci Dom Jaime Luiz Coelho e acompanhei a sua história, a sua trajetória e, sobretudo, o seu trabalho, a sua ação desenvolvida em favor de Maringá e do Paraná.
Portanto, as nossas homenagens póstumas a Dom Jaime e a solidariedade a toda a cidade de Maringá nesta hora.
Muito obrigado, Presidente.