Pela Liderança durante a 124ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Relato de audiência de S. Exª com pensionistas do Fundo Aerus; e outro assunto.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
PREVIDENCIA SOCIAL.:
  • Relato de audiência de S. Exª com pensionistas do Fundo Aerus; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 07/08/2013 - Página 51470
Assunto
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL.
Indexação
  • REGISTRO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, APOSENTADO, PENSIONISTA, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, MOTIVO, FALTA, PAGAMENTO, BENEFICIO PREVIDENCIARIO, REIVINDICAÇÃO, SOLUÇÃO, PROBLEMA, SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, TEXTO, AUTORIA, EX-EMPREGADO, VIAÇÃO AEREA RIO GRANDENSE S/A (VARIG), REFERENCIA, ASSUNTO.

            O SR. ALVARO DIAS (Bloco Minoria/PSDB - PR. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Senador Mozarildo Cavalcanti, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, aproveitei o recesso parlamentar para ouvir o Paraná: a região metropolitana, primeiramente; depois o oeste do Paraná; o noroeste do Estado; o norte do Estado; e também o Município de Rio Negro, no sul do Paraná, ao lado de Mafra, em Santa Catarina.

            Ouvimos prefeitos, vereadores, secretários municipais, lideranças em todas as cidades. Ouvimos profissionais liberais, ouvimos empresários, ouvimos trabalhadores. Fizemos palestras em universidades, escolas, cursinhos, associações, como a Associação Comercial e o Rotary. Estivemos até mesmo em escola do ensino fundamental, debatendo com os estudantes.

            Procuramos sentir o que se passa no interior do País. Se para alguns Brasília é a ilha da fantasia, para se conhecer as aspirações do Brasil real, é preciso percorrer o seu interior. Nós deixamos o interior, mas o interior não nos deixa. Essa é a verdade.

            Esse retorno ao interior solidifica os laços da nossa origem e especialmente nos municia para o enfrentamento dos problemas nacionais, que nos afligem, sobretudo nos últimos anos e especialmente agora quando a indignação foi para as ruas do País escrever um manifesto de protesto, que está sendo lido equivocadamente pelo nosso Governo.

            Reuni-me também com professores, com juízes, com promotores públicos, com profissionais de várias áreas como fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos e etc., preocupados com propostas que tramitam no Congresso Nacional, especialmente os médicos, que se afligem com essa responsabilidade a eles imposta pelo Governo da União, como se fossem os médicos os promotores do caos que há na saúde brasileira.

            Mas, ao final, reuni-me também com aposentados do Aerus. Uma reunião, em meu escritório em Curitiba, com mais de 30 aposentados do Aerus. Uma reunião emocionante, na qual pudemos ouvir relatos e, mais uma vez, reafirmar nossa convicção de que se tratam de injustiçados! Injustiçados pelo Governo da União que lhes nega direitos elementares, adquiridos durante muitos anos de atividades em grandes empresas de nosso País, de companhias aéreas que ofereceram aos brasileiros os seus serviços durante muitos anos. E nós acompanhamos aqui, no Senado Federal, o calvário desses aposentados. Recentemente, estiveram a Advocacia-Geral da União buscando um entendimento que não ocorre. O Governo não tem cumprido seus compromissos. Assume compromissos e os desonra - sempre! Informa que não recorrerá de decisões judiciais e recorre, transformando essa pendência judicial em uma pendência interminável, insolúvel.

            Hoje, pela manhã, exatamente como resposta aos apelos que recebi dos aposentados do Aerus residentes no Paraná (todos eles liderados por Ivan Martins, que tem sido dedicado à causa com muita persistência e coragem, esperança e, sobretudo, ousadia), em nome deles, principalmente...

(Soa a campainha.)

            O SR. ALVARO DIAS (Bloco Minoria/PSDB - PR) - ... em nome dessas pessoas, dessas famílias, das senhoras desses aposentados e que os acompanharam em meu escritório, procurei entendimento com Senadores do Governo, como Paulo Paim, Senadora Ana Amélia e Senador Pedro Simon, para que reivindiquem da Presidente Dilma uma audiência. Só resta conversar com a Presidente Dilma. Senadores e Deputados Federais já buscaram entendimento no Supremo Tribunal Federal, levaram esse clamor até o Supremo Tribunal Federal, ao Governo, inúmeras vezes, nos últimos anos, reuniões com Ministro da Previdência, reuniões com Advogado-Geral da União, reuniões com o Governo, e o fracasso desses entendimentos tem sido rotina, infelizmente. Por isso, só resta a Presidente da República.

            Este momento, em que ela sofre uma queda brutal de popularidade, em que se exige dela mais sensibilidade, sobretudo sensibilidade humana, creio ser a hora adequada para essa conversa com a Presidente da República sobre o drama vivido por esses seres humanos.

            A Presidente é sensível com governos da África. Para governos da África, o perdão de dívidas monumentais - governos ditatoriais e corruptos, que roubam e esmagam o povo; governos de governantes bilionários em Nova York, na Suíça e em outras plagas, que traficam inclusive no Brasil. Há acusações de tráfico de drogas de governantes da África no Brasil, e o nosso Governo, pela Presidente Dilma, faz cortesia com o chapéu do povo brasileiro, perdoando dívidas valiosas desses países com o nosso, a pretexto de abrir perspectivas de novos...

(Soa a campainha.)

            O SR. ALVARO DIAS (Bloco Minoria/PSDB - PR) - ... empréstimos através do BNDES.

            Eu concluo, Sr. Presidente: é hora de a Presidente Dilma abrir a sua alma e receber esses aposentados, conversar com eles, ouvi-los e apresentar uma solução, mesmo que parcial.

            Imagino, desta tribuna, que a Presidente Dilma poderia assegurar a esses aposentados a folha mensal, o pagamento do que cabe a eles receber mensalmente, aguardando a conclusão das ações judiciais. Seria uma solução temporária, circunstancial, passageira para uma solução definitiva à frente, mas viria em socorro desses aposentados de todo o Brasil. Muitos deles já se foram, não suportaram a espera, foram embora antes que a solução chegasse, morreram, foram sepultados. Não podemos sepultar as esperanças daqueles que vivem o sonho de um dia...

(Soa a campainha.)

            O SR. ALVARO DIAS (Bloco Minoria/PSDB - PR) -... terem os seus direitos adquiridos atendidos pelo Governo da União.

            Esse é o nosso apelo, Sr. Presidente.

            E peço a V. Exª que permita a inserção nos Anais do Senado Federal de uma crônica escrita por um deles, pelo Adilar André Cossa, ele escreve “Quero voar no passado”.

            Eu peço a V. Exª que, em homenagem aos aposentados do Aerus, essa crônica seja registrada nos Anais do Senado Federal.

            Muito obrigado, Presidente. 

 

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

Matéria referida:

- Crônica “Quero voar no passado”, do Sr. Adilar André Cossa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/08/2013 - Página 51470