Discurso durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente ao PLV n. 17/2013 (proveniente da Medida Provisória n. 610, de 2-4-2013).

Autor
Vital do Rêgo (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Vital do Rêgo Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente ao PLV n. 17/2013 (proveniente da Medida Provisória n. 610, de 2-4-2013).
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2013 - Página 46422

            O SR. VITAL DO RÊGO (Bloco/PMDB - PB. Sem revisão do orador.) - Eu não poderia deixar vê-lo ultimar o seu relatório sem repetir, nesta sessão, o que já fiz no momento em que V. Exª estava reunido com os demais Líderes, mas pude, durante algum tempo, historiar um pouco do seu trabalho, da responsabilidade que, como Líder do Partido do PMDB, avocou esta imensa missão de responder a milhares de famílias nordestinas assoladas pela maior seca dos últimos 50 anos. Mas essas famílias já estavam vitimadas por tantas e tantas secas, que mitigaram a sua capacidade de reação produtiva, mitigaram seus sonhos, suas esperanças, seus desencantos e, agora, o seu patrimônio. Como bom cearense que conhece o Semiárido do seu Estado, V. Exª ouviu o choro de famílias que perderam o seu patrimônio por suas terras hipotecadas e, depois, executadas pelo Banco do Nordeste. V. Exª, que tem um histórico de relatar essas medidas provisórias, já tendo assumido essa mesma responsabilidade em relação a outras, tomou para si a capacidade de conversar uma conversa muito difícil, que é a conversa com o Ministério da Fazenda, para tentar ampliar o raio de ação desta Medida Provisória. Eu, particularmente, com a nossa assessoria, contribuí com 11 emendas, e V. Exª foi sensível porque, de forma total ou parcial, acatou as 11 emendas, ampliando o universo destas reivindicações. A única emenda que V. Exª não pôde aproveitar, por força de uma orientação que não estava bastante explícita, o Deputado Humberto Souto, diligente como foi, transcreveu e apresentou como destaque, e ela foi aprovada ontem, com a sua aquiescência e com o seu apoio. Então, todas as nossas emendas foram contempladas. Eu quero fazer da minha voz, certamente, da voz do Senador Cássio e da do Senador Cícero, que dividem comigo esse drama de interpretar a seca que assola a nossa Paraíba, o agradecimento pelo seu empenho, porque, muitas vezes, assumir essa missão se torna difícil ante o gigantismo que é imposto por força de outros tecnocratas que não conhecem a realidade do Ceará, da Paraíba e das Alagoas. Acho que nós estamos no caminho certo. Nós vamos continuar lutando pela aprovação do nosso projeto, que foi aprovado, por unanimidade, aqui no Senado, para que, definitivamente, haja uma política de recuperação para esses trabalhadores que foram executados pela seca e, muitas vezes, pela falta de responsabilidade dos governantes.

            O SR. EUNÍCIO OLIVEIRA (Bloco/PMDB - CE) - Senador Vital do Rêgo, eu incorporo o pronunciamento de V. Exª ao relatório, pelas palavras que V. Exª proferiu, contribuindo com 11 emendas, uma coisa rara. De 119 emendas, V. Exª contribuiu com 11 emendas, todas elas contempladas.

            Inclusive, a minha preocupação era explicar-lhe que a última emenda, a Emenda de nº 80, contempla no texto, totalmente, a colocação que foi feita por V. Exª nas suas emendas. Então, eu tinha atendido 10, e agora a 11ª está incorporada a esse relatório pelas mãos de V. Exª.

            Então, o povo da Paraíba, o povo do Nordeste brasileiro e este Relator agradecem a contribuição de V. Exª.

            O SR. VITAL DO RÊGO (Bloco/PMDB - PB. Sem revisão do orador.) - E eu agradeço a V. Exª. Inclusive, encaminhei requerimento de destaque à Mesa, já de forma preventiva. Mas, surpreendido que fui pela aprovação da emenda da Câmara, oportunamente haverei de retirar o requerimento de destaque.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2013 - Página 46422