Discurso durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2013 - Página 46575

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu queria apenas, neste final de sessão, depois que votamos tantas matérias importantes, registrar, em primeiro lugar, o esforço que foi feito por V. Exª, pelos Líderes, pela Mesa, enfim, por todos nós, pelo Senado Federal, votando matérias fundamentais para o País e dando efetivamente uma resposta à sociedade de que nós estamos atentos, que nós estamos votando, que nós estamos discutindo as matérias que são consentâneas com a realidade.

            Queria também, como falou o Senador Casildo, registrar a importância do ato que nós tivemos hoje, no Congresso Nacional, fruto do entendimento construído por V. Exª, Presidente do Senado, e pelo Presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves. A partir de hoje, nós aprovamos uma resolução que muda a equação política do Congresso e a relação com o Executivo, tendo em vista a obrigatoriedade da votação dos vetos em 30 dias. É uma mudança significativa. Nós temos historicamente milhares de vetos que não eram discutidos, e o processo legislativo não se encerrava. Pelas mãos de V. Exª ...

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco/PMDB - AL) - Obrigado.

            O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco/PMDB - RR) - ... pelas mãos do Presidente Henrique, foi construído o fortalecimento do Congresso de uma forma que há muito tempo não se via nesta Casa.

            Então, eu gostaria de fazer essa ressalva, porque é muito importante para a sociedade, é muito importante para nós membros do Congresso, saber que, ao retomarmos os trabalhos, em agosto, teremos, além das matérias para votar aqui, uma pauta extensa de votação de vetos que vai efetivamente colocar o Congresso na proeminência da discussão e da decisão política do País.

            Então, meus parabéns a V. Exª. Estou feliz pelas matérias que aprovamos hoje e reafirmo aqui: para mim, como Senador de Roraima, é um orgulho estar neste Congresso aprovando as matérias que nós aprovamos nesse esforço concentrado, Presidente.

            Parabéns!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2013 - Página 46575