Discurso durante a 116ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do aniversário da instalação do Polo Petroquímico de Camaçari.

Autor
Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO. HOMENAGEM.:
  • Registro do aniversário da instalação do Polo Petroquímico de Camaçari.
Publicação
Publicação no DSF de 12/07/2013 - Página 46581
Assunto
Outros > SENADO. HOMENAGEM.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, SENADO, DEFESA, NECESSIDADE, ALTERAÇÃO, PROCEDIMENTO, VOTAÇÃO, PROJETO, LOCAL, COMISSÃO.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, POLO PETROQUIMICO, LOCAL, MUNICIPIO, CAMAÇARI (BA), ESTADO DA BAHIA (BA).

            O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco/PT - BA. Sem revisão do orador.) - Em nome do nosso Bloco e, particularmente, do Partido dos Trabalhadores, Sr. Presidente, quero dizer que nós enxergamos muito esse processo como uma retomada. Portanto, espero que não façamos desta noite - não vou nem falar mais em tarde noite; qualquer hora vamos falar “tarde da noite”, por causa da hora que estamos saindo... Espero que isso nos leve, inclusive, a um processo de análise não do ponto de vista de ritmo, mas, permanentemente, de como devemos proceder e do que votar aqui, nesta Casa.

            O Senador Eunício, que foi Presidente da Comissão de Constituição e Justiça - aí me recordo de um debate até acalorado sobre essa questão do funcionamento -, colocava uma coisa, naquela época, que era fundamental: a gente tentar estabelecer um processo, inclusive, de maior funcionamento das Comissões.

            Naquele momento, Senador Eunício, a gente vivia aqui a agonia com o conjunto de medidas provisórias, o estabelecimento da chegada e a instalação das comissões mistas para as medidas provisórias, e V. Exª lembrava que a gente precisa organizar principalmente o funcionamento das Comissões.

            É nas Comissões, meu caro Presidente... Acho que é por isso a reclamação de muita gente para que a pauta especial pudesse voltar para as Comissões. É lá, naquele cantinho de uma Comissão, que o Senador tem oportunidade até de debater muito mais. Aqui, no plenário, na maioria das vezes, nós chegamos a um rito sumário: leitura de relatório, o encaminhamento de voto “sim” ou “não” e, depois, dedo no painel.

            Portanto, esse processo de plenário é o desfecho, mas o desfecho de algo que deve ocorrer com grau de qualidade e, principalmente - volto a insistir nisso -, com uma acuidade maior para ver o que estamos votando e de que forma o que estamos votando servirá para a sociedade brasileira.

            Então, quero parabenizar V. Exª principalmente pelo esforço que V. Exª empreendeu nesse período. Com certeza, a gente aprendeu muito e continuaremos isso na semana seguinte.

            Sr. Presidente, antes de encerrar, como hoje é um dia muito atípico, quero registrar nos Anais da Casa que uma grande conquista para o povo baiano foi a instalação do Polo Petroquímico de Camaçari, que hoje completa 35 anos de uma experiência pautada no planejamento, de uma experiência pautada no estudo do desenvolvimento das regiões, particularmente da Bahia, integrado ao desenvolvimento do Nordeste como um todo.

            Portanto, foi uma experiência exitosa, uma experiência que levou para o Estado da Bahia diversos níveis de produção, mas o maior ganho que tivemos ao longo desses 35 anos foi o estabelecimento de uma base de pesquisa, uma base de desenvolvimento científico e tecnológico que tem servido bastante para atenuar e, ao mesmo tempo, para apontar outro caminho de desenvolvimento que interessa ao povo baiano.

            Então, eu gostaria de deixar registrado nos Anais esse importante ato que foi sobejamente comemorado em toda a cidade de Salvador, que foi a passagem dos 35 anos dessa importante conquista do povo baiano que é o Polo Petroquímico de Camaçari.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/07/2013 - Página 46581