Discurso durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente ao PLS n. 410/2012-Complementar.

Autor
Jorge Afonso Argello (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Jorge Afonso Argello
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente ao PLS n. 410/2012-Complementar.
Publicação
Publicação no DSF de 08/08/2013 - Página 51807

            O SR. GIM (Bloco União e Força/PTB - DF. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente.

            Sr. Presidente, da mesma forma, no mesmo tom, não com a mesma capacidade do Senador Rodrigo Rollemberg, eu gostaria também de agradecer à nobre Senadora Lúcia Vânia por ter relatado essa emenda, por ter relatado essa subemenda, parabenizando o Senador Rodrigo Rollemberg, já que o que nós estamos fazendo aqui é uma questão de justiça com esses Municípios que ficam em volta do Distrito Federal.

            O Distrito Federal é um quadrilátero pequeno, que foi desapropriado pelo Presidente Juscelino Kubitschek. Foram 139 fazendas que constituíram o Distrito Federal, dentro do Estado de Goiás, com a ponta vizinha ao Estado de Minas Gerais. Aqui, dentro do Distrito Federal, Sr. Presidente, como V. Exª bem sabe, como as Srªs e Srs. Senadores sabem, e todos os que nos escutam, moram 2,7 milhões de pessoas. Em volta do Distrito Federal, Senador Vital do Rêgo, há mais 1,5 milhão de pessoas que vivem e que dependem quase que exclusivamente do Distrito Federal, que é a chamada Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal. Trata-se de uma Ride do Distrito Federal, conhecida também como Região do Entorno.

            Então, o que nós estamos fazendo agora é colocando mais esses 4 Municípios para que possam ser atendidos também pelo Distrito Federal, que tem uma lei própria para isso. Estamos fazendo justiça com esses Municípios.

            Estou parabenizando o Senador Rodrigo Rollemberg e a Senadora Lúcia Vânia porque agora o Senador aumentou mais dois Municípios, e eu aumentei mais dois Municípios, e o Senado da República concordou com isso porque é uma questão de justiça.

            Muito obrigado, Sr. Presidente Renan Calheiros.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/08/2013 - Página 51807