Pronunciamento de Wellington Dias em 07/08/2013
Discurso durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Referente à PEC n. 122/2011 [votação, em primeiro turno, do Substitutivo (Emenda n. 1-CCJ)].
- Autor
- Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
- Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Outros:
- Referente à PEC n. 122/2011 [votação, em primeiro turno, do Substitutivo (Emenda n. 1-CCJ)].
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/08/2013 - Página 51790
- Assunto
- Outros
O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Governo /PT - PI. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero primeiro agradecer esse entendimento praticamente com todas as Lideranças e destacar a importância desta Proposta de Emenda à Constituição nº 122.
Eu creio que há algo que precisa ser destacado, Sr. Presidente. Nós tivemos uma reunião dos Líderes da Base do Governo com a Presidenta e ali mostrávamos a importância desse projeto. E ela, que disse que já havia tratado também com V. Exª e com outros Parlamentares, prontamente nos atendeu para manifestar uma posição de apoio a um projeto como este. Por quê? Porque demonstra o compromisso que tem neste instante de dar solução a um problema real do País: a escassez de profissionais da saúde, principalmente da área médica. Nós estamos falando de milhares de profissionais que, por conta das regras hoje, estão impedidos de atuar nas regras do Sistema Único de Saúde. E aqui nós abrimos a chance, principalmente nas regiões em que se encontram dificuldades para ter profissionais.
Estamos falando não só de atenção básica, mas também de cirurgiões, de profissionais altamente qualificados tanto do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, como das polícias, do corpo de bombeiros.
E é por essa razão que eu quero aqui fazer esse apelo a todos os Parlamentares, Senadores e Senadoras, pelo voto “sim”, para que possamos aprovar a PEC 122.
Aproveito para convidar os Parlamentares que estão nos gabinetes ou em outras áreas do Senado para que aqui compareçam e possamos votar. Consideramos tão importante, Sr. Presidente, este projeto, que nós tivemos uma reunião com a Presidenta Dilma e pedimos a ela, e V. Exª também, o adiamento para que pudéssemos ter as condições de dar o quórum necessário para a aprovação, já que é uma emenda constitucional.
A orientação, portanto, do Partido dos Trabalhadores e do Bloco de Apoio - e fazemos um apelo a todos os demais partidos - é pelo voto “sim”, pela aprovação da PEC 122.
Muito obrigado.