Encaminhamento durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente à PEC n. 122/2011 [votação, em primeiro turno, do Substitutivo (Emenda n. 1-CCJ)].

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Encaminhamento
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente à PEC n. 122/2011 [votação, em primeiro turno, do Substitutivo (Emenda n. 1-CCJ)].
Publicação
Publicação no DSF de 08/08/2013 - Página 51792

            O SR. MAGNO MALTA (Bloco União e Força/PR - ES. Para encaminhar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero parabenizar o Senador Marcelo Crivella, nosso Ministro da Pesca hoje, o Senador Eduardo, Relator da matéria, pela incorporação desses sete mil médicos num País com dimensões continentais como o nosso, que necessita da presença do médico, e essa adequação salarial, de maneira que nós contemos com esses oficiais.

            Aliás, o Exército, todo ano, faz convites a Senadores e Deputados para uma viagem à Amazônia. Acho que todos deveriam fazer para poder entender a necessidade deste País nas suas dimensões.

            Sr. Presidente, o bom médico é aquele que está perto do paciente.

            Vejo esse debate todo em torno do Mais Médicos, que é um programa do Governo; essa iniciativa do Ministro Marcelo Crivella, Senador Crivella, que tão bem faz ao País, com essa relatoria do Senador Eduardo, com que todos nós concordamos, porque sabemos o benefício que o País vai receber. E há tanta polêmica desnecessária em torno do projeto do Governo; fala-se em formação. Anatomia, Sr. Presidente, sempre foi a mesma coisa: todo mundo tem dois braços, duas orelhas, dois olhos, duas pernas. O bom médico, o médico com boa formação é aquele médico que está perto do doente. E para Presidente Kennedy, para Ponto Belo, para Pedro Canário, os menores Municípios do meu Estado, o médico, com excelente formação, com especialidade, não quer ir, Sr. Presidente. É por isso que nós precisamos defender o projeto, esse projeto do Governo que, embora tenha contrariedades, tem critérios. Nós precisamos, neste País, de médico perto do doente; este é o médico qualificado: o que está perto do doente.

            Mais uma vez, saúdo a iniciativa do nosso Ministro e Senador Marcelo Crivella e vejo com os olhos da Nação, com bons olhos esses sete mil que virão para ajudar a debelar essa necessidade do País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/08/2013 - Página 51792