Discurso durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente à PEC n. 122/2011 [votação, em primeiro turno, do Substitutivo (Emenda n. 1-CCJ)].

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente à PEC n. 122/2011 [votação, em primeiro turno, do Substitutivo (Emenda n. 1-CCJ)].
Publicação
Publicação no DSF de 08/08/2013 - Página 51793

            O SR. JORGE VIANA (Bloco Governo/PT - AC. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, era só para também registrar que venho do Acre e talvez não tenhamos hoje a dimensão do que estamos votando. É muito importante. Quem conhece bem este País sabe o quanto será importante para o cidadão que mora nos pequenos Municípios, nos lugares mais distantes, esta medida que o Senado vota agora.

            O Ministro Padilha está aqui. É uma iniciativa da qual eu falava com o Senador Rodrigo Rollemberg: “Só cabe nos perguntar por que não fizemos isso antes, mas o estamos fazendo em boa hora”. Na hora em que o cidadão brasileiro identifica, em toda e qualquer pesquisa, que o problema de saúde do País está sempre entre os três maiores problemas de qualquer Estado, de qualquer Município, nós estamos adotando uma medida, como disse o Líder do Governo, Eduardo Braga, que vai criar a possibilidade de incorporarmos 15 mil profissionais de saúde. Essa medida, que cria a possibilidade de a sociedade poder usufruir melhor de um profissional com especialização nos lugares mais distantes, é fantástica.

            No Acre, nós temos a presença do Exército em Santa Rosa. Não se mantém, por dinheiro nenhum, um médico civil em Santa Rosa. Lá está o médico militar, que agora vai poder trabalhar com a prefeitura, trabalhar nos programas do Governo. A mesma coisa em Marechal Thaumaturgo, a mesma coisa em Assis Brasil.

            Eu estou só fazendo este registro em face de votações como esta, de projetos como este. Parabenizo o Senador Eduardo Braga, o Ministro Crivella e o Governo da Presidenta Dilma, por intermédio do Ministro Padilha, por esta iniciativa, que, de certa forma, é uma atitude concreta a favor da saúde, a favor daqueles que mais precisam.

            Era esse o registro que eu gostaria de fazer, agradecendo a V. Exª, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/08/2013 - Página 51793