Discurso durante a 125ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente à PEC n. 122/2011 [votação, em primeiro turno, do Substitutivo (Emenda n. 1-CCJ)].

Autor
Anibal Diniz (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Anibal Diniz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente à PEC n. 122/2011 [votação, em primeiro turno, do Substitutivo (Emenda n. 1-CCJ)].
Publicação
Publicação no DSF de 08/08/2013 - Página 51793

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco Governo/PT - AC. Sem revisão do orador.) - Esta PEC nº 122, proposta pelo Senador Marcelo Crivella - hoje Ministro da Pesca e Aquicultura -, e relatada com brilhantismo pelo Senador Eduardo Lopes, tem um mérito triplo. Ao mesmo tempo em que vai ajudar as populações das cidades mais distantes, das comunidades mais distantes, vai também proporcionar às nossas Forças Armadas a possibilidade de não perder seus profissionais médicos. Permitirá ao militares, aos médicos militares, uma oportunidade a mais de trabalho nas horas extras, exatamente para atender as comunidades que mais precisam.

            A PEC nº 122 está sendo aprovada num momento muito oportuno, num momento em que nós temos um grande déficit de médicos em cidades mais isoladas. Posso falar com conhecimento de causa porque enfrentamos muito esse problema lá no Estado do Acre, no Município de Santa Rosa do Purus, por exemplo, no Município de Jordão, de Porto Walter, de Thaumaturgo. São Municípios nos quais, durante o inverno, se tem a possibilidade de chegar por água e por avião, e, durante o verão, só por avião.

            Uma proposta como essa permitirá que as unidades militares instaladas nessas regiões, os quartéis, possam disponibilizar os seus profissionais médicos para também prestarem assistência no Sistema Único de Saúde. Portanto, fico orgulhoso por estar aqui presente, hoje, nesta sessão do Senado, e por estarmos aprovando esta PEC nº 122, dando essa possibilidade a mais aos profissionais médicos militares, a possibilidade de prestarem os seus serviços de maneira mais abrangente, atendendo a população que mais precisa de saúde, que é a que mora nos Municípios mais isolados da Amazônia.

            Então, estão de parabéns o Relator, Eduardo Lopes, e o proponente da PEC, o Senador Marcelo Crivella.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/08/2013 - Página 51793