Discurso durante a 128ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Encaminhamento de requerimento de voto de pesar à família de Dom Joaquim Rufino; e outros assuntos.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. ATUAÇÃO PARLAMENTAR. CALAMIDADE PUBLICA. SENADO.:
  • Encaminhamento de requerimento de voto de pesar à família de Dom Joaquim Rufino; e outros assuntos.
Publicação
Publicação no DSF de 13/08/2013 - Página 53281
Assunto
Outros > HOMENAGEM. ATUAÇÃO PARLAMENTAR. CALAMIDADE PUBLICA. SENADO.
Indexação
  • REGISTRO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, ASSUNTO, VOTO DE PESAR, BISPO, ESTADO DO PIAUI (PI).
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, IGREJA EVANGELICA, ESTADO DO PIAUI (PI).
  • REGISTRO, VISITA, ORADOR, MUNICIPIOS, ESTADO DO PIAUI (PI), CAMPO MAIOR (PI), PARTICIPAÇÃO, SOLENIDADE, ENTREGA, CASA PROPRIA, POLITICA HABITACIONAL, PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA (PMCMV), CANTO DO BURITI (PI), ACOMPANHAMENTO, INAUGURAÇÃO, AGENCIA, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF).
  • REGISTRO, APREENSÃO, ORADOR, RELAÇÃO, ABASTECIMENTO, MILHO, LOCAL, MUNICIPIOS, ESTADO DO PIAUI (PI), MOTIVO, SECA.
  • REGISTRO, APOIO, ORADOR, RELAÇÃO, PROPOSTA, ALTERAÇÃO, PROGRAMAÇÃO, TELEVISÃO, SENADO.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Governo/PT - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Com um preâmbulo desse, a gente até se anima para falar.

            Queria, também, agradecer-lhe e transmito a essa admiradora, amiga de minha esposa, meus agradecimentos pela gentileza.

            Querido Senador, eu queria, antes de entrar no tema, dizer que hoje apresentei um requerimento, nos termos do art. 212, do Regimento Interno, para que sejam apresentadas nossas condolências à família de Dom Joaquim Rufino, falecido no último dia 10 de agosto. Nosso bispo de Parnaíba, uma pessoa muito querida do Estado do Piauí, que agora Deus o levou.

            Ele era filho de José Gomes do Rêgo e Tereza Maria de Jesus. Fez o curso primário em sua cidade natal, Picos. Cursou o ensino médio no Seminário de Teresina, onde ingressou em 1940.

            Em 1947, foi transferido para o Seminário Arquidiocesano de Olinda para cursar Filosofia até o ano de 1948. Em 1949, ele foi enviado a Roma para continuar sua formação no Pontifício Colégio Pio Brasileiro. Efetuou seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Gregoriana, especializando-se em Teologia Dogmática.

            Sua ordenação sacerdotal ocorreu em Roma ainda em 5 de outubro de 1952. Ao retornar ao Brasil, assumiu o cargo de Vigário Auxiliar da Catedral Diocesana de Oeiras - a minha cidade natal - no Piauí, onde também era secretário do bispado.

            Em 1956, assumiu a paróquia de Simplício Mendes - bem próximo da região em que vivem os meus pais, Municípios de Paes Landim e de São Miguel do Fidalgo -, dedicando-se à construção da Igreja Matriz Paroquial, uma bela estrutura, um cartão postal da cidade de Simplício Mendes.

            Em 1961, assumiu a paróquia de Picos - próximo de quando eu nasci, 1962 -, onde foi eleito Bispo por Sua Santidade o Papa Paulo VI para a nova Diocese de Quixadá em 21 de abril de 1971. Deixou a paróquia de Picos em abril daquele ano.

            Recebeu, em 4 de julho de 1971, a ordenação episcopal das mãos de Dom Umberto Mozzoni, Núncio Apostólico no Brasil, em concelebração realizada em Picos. Tomou posse da Diocese de Quixadá na sua instalação, em 20 de agosto de 1971, em solenidade presidida por Dom Umberto Mozzoni que, depois de instalada a nova Diocese, deu posse ao seu primeiro Bispo Diocesano.

            Dom Rufino governou a Diocese por 15 anos como Bispo Diocesano, até 2 de abril de 1986, quando anunciou sua renúncia da Diocese de Parnaíba, tornando-se bispo emérito.

            Ele faleceu aos 87 anos em Teresina, no último dia 10 de agosto. E eu queria, aqui, em nome do povo do Piauí, dirigir esta nota pelo Senado Federal.

            O SR. PRESIDENTE (Eduardo Suplicy. Bloco Governo/PT - SP) - O requerimento de V. Exª será devidamente considerado e encaminhado àquelas pessoas que V. Exª designa no requerimento.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Governo/PT - PI) - Eu agradeço. Muito obrigado.

            Sr. Presidente, faço ainda um registro, inclusive encaminhando um requerimento, nesse caso de louvor, de um evento que participei, junto com outros líderes. A minha esposa é evangélica, a Deputada Rejane Dias, e participamos de um evento extraordinário: a comemoração dos 77 anos da Igreja Assembleia de Deus Missionária no Piauí.

            Estou encaminhando ao Pastor Nestor Mesquita e ao Pastor Raimundo Leal. Um é nosso Pastor que dirige, Presidente da Assembleia de Deus, e o Pastor Raimundo Leal. E, ali naquele evento, me chamou atenção o trabalho pastoral, o depoimento de pessoas que foram, num primeiro momento, 77 anos atrás, o que era esse trabalho pastoral. Montado em cavalo, andando de bicicleta, podendo ter que desbravar o meu Estado.

            Hoje é uma igreja que tem uma presença muito forte. Eu brinco muito que, se eu chego a uma cidade, um povoado, e não há a presença da Assembleia de Deus, eu digo: Aqui há algum problema, nem a Assembleia de Deus chegou aqui ainda. Vamos ter que atuar. Um trabalho missionário extraordinário, no sentido de preparação para a vida.

            Aqui também destaco outro evento, nesse caso da Assembleia de Deus Madureira, de que participei ontem, saudando aqui o Pastor João Batista e o Pastor Francisco, que foi realizado em Teresina, no Colégio Liceu Piauiense, onde estudei. Nesse evento da Assembleia de Deus Missionária, havia cerca de 5 mil participantes. Esse outro, da Assembleia de Deus Madureira, teve a participação de cerca de 2 mil pessoas do Piauí e do Maranhão, um evento para a juventude, um evento que prepara a juventude para os desafios desse mundo moderno, para os desafios da vida.

            Destaco, ainda, Sr. Presidente, uma viagem que fiz com outras lideranças pelo meu Estado.

            Em Campo Maior, na companhia do Deputado Assis Carvalho, do Prefeito Paulo Martins, do Superintendente da Caixa Econômica Federal, da Deputada Rejane e do Deputado João de Deus, participamos, com a Superintendência da Caixa Econômica e com a representação do Estado, da inauguração de 250 casas do Minha Casa Minha Vida.

            Por que eu fiz questão de ir a essa inauguração? Muitas acontecem e eu nem tenho condição de ir. Porque ali, em Campo Maior, nós vivenciamos, no final do meu mandato, uma enchente muito forte e fizemos a opção de trabalhar para atender a essas famílias com a quota que o Piauí tinha no Minha Casa Minha Vida. São pessoas que perderam as suas habitações e ali se alegravam em recebê-las. Fizemos uma visita: são casas bem estruturadas, no padrão próprio, com todo o zelo, trabalhado a partir da gestão do Prefeito Paulo Martins, que fez a conclusão.

            Estive ainda visitando os Municípios de Bertolínia e Sebastião Leal.

            Bertolínia é uma das cidades mais antigas do Brasil. Lá, a colonização do Brasil foi o ciclo do gado. Então, ali nós tínhamos uma fazenda nacional, uma fazenda estatal - parece uma coisa estranha, mas já foi assim no passado -, e os primeiros fundadores construíram uma capela, que tem a padroeira Nossa Senhora Aparecida, que surgiu numa gruta, no fundo da capela. Tem uma gruta, essa imagem apareceu ali e ela é reverenciada. Aliás, pessoas de São Paulo, de Pernambuco e de outros Estados participavam ali, daquele momento. O festejo é uma espécie de romaria em que surgem fiéis, enfim, de vários lugares.

            O Prefeito Luciano é de nosso Partido, venceu as eleições agora, em 2012. A cidade manifestava muita satisfação, porque ele tinha cuidado de várias coisas simples, como a própria praça da matriz, que estava abandonada e agora toda reformada, bonita, assim como o atendimento a várias comunidades, coisas que são novidades lá em Bertolínia, inclusive na escola rural a sala de aula ter ar condicionado. Todo mundo sabe que no Piauí, não só Teresina, em muitas regiões, chega a 40º, 45º a nossa temperatura. E o Prefeito teve a sensibilidade de a escola pública tratar dessa forma. Eu também já busquei, como Governador - não consegui em todas -, também ter experiências, especialmente na capital Teresina. Também foram anunciados novos investimentos: quadra poliesportiva e outros que estão sendo trabalhados.

            Em Sebastião Leal, uma cidade próxima, também governada pelo Partido dos Trabalhadores - é o Prefeito Ângelo -, onde, além dos Prefeitos, nesses dois Municípios, fomos recebidos por lideranças de diversos partidos, a Câmara Municipal, a Câmara de Vereadores, pessoas do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e de outras entidades. E eu queria destacar a animação de estarmos buscando contribuir com esses dois Municípios.

            Ali também eu tive oportunidade de visitar a obra da Transcerrados, que é uma obra importantíssima no meu Estado, tocada pelo Governador Wilson Martins. Iniciei lá atrás as condições desse projeto, e ali ouvi depoimentos das pessoas que demoravam até 24 horas para ir de um Município como Ribeiro Gonçalves, Baixa Grande do Ribeiro, para chegar à capital do Piauí, porque não tinha estrada, era uma região muito isolada. Tão isolada que, quando assumi o mandato, toda a defesa que faziam era da separação daquela região do Piauí, para criar o Estado do Gurgueia. Ainda hoje tem a defesa dessa tese, mas já não é mais por esse abandono em que se encontrava o sul do Piauí. E ali é o exemplo. É uma rodovia que começa lá em Baixa Grande do Ribeiro, vai a Ribeiro Gonçalves, a Uruçuí, que é uma região da soja, tive nessa mesma ocasião - soja e algodão - de visitar o plantio de algodão lá na Fazenda Progresso, que tem uma das mais modernas indústrias de beneficiamento do algodão do meu Estado, a exemplo de Santa Filomena e outras indústrias na área da soja, como a Bunge Alimentos. Pois bem. E hoje é interligado até a capital do Estado. Quero aqui também comemorar este momento.

            Enfim, eu quero, com essas palavras, Sr. Presidente, dizer da satisfação de termos participado desse importante momento no meu Estado e percebo que há uma confiança muito grande, nas pessoas do Piauí, no seu futuro. Nos debates que travo, nas viagens que realizo, como fizemos agora nessa região, nós temos encontrado, tanto na capital como em todas as outras cidades... Tivemos a oportunidade de passar também por Canto do Buriti, cidade onde nasceu o meu bisavô. Meu bisavô, Senador Suplicy, teve 22 filhos, se dedicou à agricultura e, como agricultor, criou todos esses filhos. Ali, em Canto do Buriti, comemoro a presença de uma nova agência. Antes, havia a agência do Banco do Brasil; agora, uma agência da Caixa Econômica Federal. Há também a presença da agência do INSS. Ainda era Lula o Presidente, quando traçamos juntos um plano para a expansão bancária: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caixa Econômica, especialmente. Em primeiro lugar, com a chamada agência com banco postal e, de outra forma, com ponto de atendimento bancário da Caixa Econômica. Mas, nas cidades-polos, mesmo que pequenas, que tivéssemos condição de ter a presença das agências bancárias. Temos algumas dívidas que estou trabalhando, como ter a presença do Banco do Brasil ou o Banco do Nordeste em Santa Filomena, que fica nessa região, Eliseu Martins, enfim, para garantir as condições de um atendimento em regiões que têm um foco de desenvolvimento muito forte no Estado do Piauí.

            Eu destaco ainda, em Canto do Buriti, o funcionamento do Colégio Agrícola. Ali nós temos uma das maiores produções de fruticultura do meu Estado: São João do Piauí, Canto do Buriti e João Costa com produção irrigada de uva, banana, melão e manga. Destaca-se Canto do Buriti pela produção de melão. É o Município do Piauí com a maior produção de melão. Tive a oportunidade de lá fazer o levantamento dessa realidade. Também tive a oportunidade de encontrar com lideranças locais. Estou fazendo outra agenda de debate nessa região. Então, queria fazer esse registro. O que mais queria era transmitir a importância desse momento no meu Estado.

            Por último, Sr. Presidente, eu não posso deixar de registrar que temos uma preocupação, porque o período não chuvoso, o período da seca, como a gente chama em nosso Estado, se dá exatamente agora, do mês de julho em diante. Como tivemos bastante irregularidades de chuvas em meu Estado - e a Presidenta tem mantido uma rede de proteção aos produtores -, detectamos um problema no abastecimento de milho nos armazéns. Houve um esforço, ora da Conab, com os armazéns existentes, ora do Governo do Estado com os Municípios.

            Destaco aqui o trabalho do Prefeito Heli, em Simplício Mendes, do Prefeito Gil Carlos, com o Governo do Estado, em São João do Piauí, para citar aqui algumas cidades, como Campo Maior, enfim, que alcançaram as condições de ampliação do atendimento no abastecimento, o que ajuda inclusive a regular o preço naquela região.

            Pois bem, o fato é que ali há necessidade, para o atendimento pleno na venda do milho, para regular o preço do milho, de aproximadamente 24 ou 27 mil toneladas - é esta a capacidade -, e chegamos a receber 17,5 mil toneladas. E agora houve uma redução para 7,5 mil. Então, hoje, estive tratando já como Secretário Rubem Martins, que se encontra aqui em Brasília. Através dele, recebi um conjunto de informações e tratamos com o Ministério da Agricultura, a Casa Civil e a Conab no sentido de ter a ampliação desse atendimento.

            Estarei aqui atento ao compromisso de garantir esse atendimento, pela importância que tem para a proteção dos nossos rebanhos. Este é um período em que mais vamos precisar, porque de um lado há pastagem, exceto em algumas regiões.

            Eu estive recentemente na região do Vale do Piauí, do Vale do Fidalgo, e ali pude ver que até há um volume de pasto maior do que em outras regiões. Mas, em outras regiões do Estado, haverá necessidade da complementação do milho para a ração animal. E certamente esse atendimento do Governo da Presidenta Dilma será da maior importância.

            Então era mais um relato da agenda que fizemos. Eu queria agradecer a V. Exª, saudando aqui todo o povo do Brasil e do Piauí. Que Deus abençoe a todos.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/08/2013 - Página 53281