Pela ordem durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Encaminhamento de artigo publicado no jornal O Globo acerca das relações entre Brasil e Paraguai.

Autor
Alvaro Dias (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA.:
  • Encaminhamento de artigo publicado no jornal O Globo acerca das relações entre Brasil e Paraguai.
Publicação
Publicação no DSF de 15/08/2013 - Página 53975
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, O GLOBO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), ASSUNTO, CRITICA, DIPLOMACIA, BRASIL, POLITICA EXTERNA, PAIS ESTRANGEIRO, PARAGUAI, EXCLUSÃO, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL).

            O SR. ALVARO DIAS (Bloco Minoria/PSDB - PR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, para um registro, a propósito da posse do novo Presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes. A Presidente Dilma deve estar desembarcando logo mais em Assunção para esta solenidade.

            Eu peço a V. Exª que autorize a inserção, nos Anais da Casa, de um artigo escrito pelo competente Embaixador Rubens Barbosa e publicado, ontem, no jornal O Globo. Eu leio apenas dois itens deste artigo.

            O título é “Um vazio diplomático”. O Embaixador destaca que “o relacionamento com o Paraguai é exemplo de desacertos na área externa e mostra como a ideologização pode ser contrária ao interesse nacional”. E diz:

O aumento na sobretaxa paga ao Paraguai pela energia de Itaipu, com custo de bilhões de dólares para a sociedade brasileira. Perseguição impiedosa aos brasiguaios], apesar de a imensa maioria daquela comunidade ter nascido no Paraguai e possuir cidadania guarani, sem maior reação de Brasília.

            Escreve ainda:

Quando o Congresso paraguaio, por imensa maioria e de acordo com as regras definidas em sua Constituição, destituiu Lugo por “mau desempenho de suas funções”, a decisão foi referendada pela Corte Suprema e pelo próprio ex-presidente. O Brasil e seus vizinhos do Mercosul, no entanto, alegando violação da cláusula democrática, resolveram que nem as instituições, nem o povo paraguaio -- que em sua maioria apoiou a decisão -- sabiam o que era legítimo ou sequer melhor para eles, suspenderam o país do bloco e retiraram seus embaixadores do Paraguai.

            E ele conclui:

É importante resgatar essa percepção, no momento que altos funcionários do governo de Assunção recordam a formação da Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai) contra o Paraguai no conflito do século XIX, repetida, por coincidência, agora na questionável punição ao Paraguai pelo Mercosul.

            Eu peço a V. Exª, Sr. Presidente, que autorize a inserção, na íntegra, desse texto.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR ALVARO DIAS EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

Matéria referida:

- “Um vazio diplomático”, artigo do Embaixador Rubens Barbosa no jornal O Globo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/08/2013 - Página 53975