Comunicação inadiável durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Sr. Roberto Moura, empresário acreano falecido hoje.

Autor
Anibal Diniz (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Anibal Diniz
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao Sr. Roberto Moura, empresário acreano falecido hoje.
Aparteantes
Jorge Viana.
Publicação
Publicação no DSF de 15/08/2013 - Página 53976
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, EMPRESARIO, TELECOMUNICAÇÃO, TELEVISÃO, ESTADO DO ACRE (AC), ELOGIO, VIDA PUBLICA.

            O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco Apoio Governo/PT - AC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Mozarildo Cavalcanti, Srs. Senadores, telespectadores da TV e ouvintes da Rádio Senado, aproveito este momento para reforçar um comunicado que já fizemos juntamente com o Sr. Senador Jorge Viana, uma homenagem a Roberto Moura.

            A morte do empresário Roberto Moura, vítima de parada cardíaca na madrugada de hoje, 14 de agosto, em São Paulo, foi um fato que causou grande impacto no meio empresarial, entre os trabalhadores de suas empresas, amigos e, mais ainda, entre seus familiares, esposa, filhos e netos.

            Roberto Moura foi um empresário de sucesso em praticamente todos os seus empreendimentos, mas foi a partir da TV Gazeta, que entrou no ar em fevereiro de 1990, como afiliada da Rede Manchete e hoje ligada à TV Record, no Acre, que esse homem de visão revelou sua capacidade e primor no trato de seus investimentos. A TV Gazeta, onde tive o privilégio de trabalhar como editor e diretor de jornalismo, em 1990, 1991 e 1992, desde seu primeiro telejornal, mostrou que seria uma referência positiva no jornalismo televisivo no Estado do Acre.

            Para Roberto Moura, tudo tinha que ser impecável, o mais próximo possível da perfeição. O sinal não podia ter um chuvisco, as notícias tinham que ser bem apuradas, e a edição tinha que ser primorosa, com imagens que traduzissem com eloquência as histórias que estavam sendo contadas.

            À época, muito antes da explosão da tecnologia digital, as pessoas ficavam admiradas com a qualidade do conteúdo e com a beleza estética com que esses conteúdos eram apresentados todas as noites no Gazeta em Manchete.

            Depois vieram os programas de entrevista e as revistas eletrônicas de variedade com transmissões ao vivo, antes só feitas pela TV Aldeia, da rede pública de televisão do Acre.

            Tudo tinha que ter uma espécie de padrão Roberto Moura de qualidade. Ele participava pessoalmente da montagem de cenários, dava parecer sobre vinhetas e trilhas sonoras e rapidamente dominou tudo sobre o que era brega e o que era chique em um programa de televisão.

            Foi assim que a TV Gazeta rapidamente conquistou prêmios, como um reconhecimento especial do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo e outro da Confederação Nacional da Indústria.

            Roberto Moura era uma espécie de Rei Midas na arte de ganhar dinheiro, todo empreendimento no qual se envolvia dava lucro. Mas a vida é assim, passageira, fugaz, e a morte, como dizia minha mãe, só quer uma desculpa. Roberto Moura, um homem saudável, que tinha hábitos saudáveis, fazia exercícios físicos com regularidade, fazia check-ups médicos periódicos, morreu hoje vítima de um infarto fulminante.

            Que Deus perdoe seus pecados e dê o conforto necessário a seus familiares neste momento de dor e de angústia, pelo qual estão passando. Espero que tenham força para seguir adiante e dar continuidade ao trabalho iniciado e realizado com tanto sucesso pelo empresário Roberto Moura, com quem tive a oportunidade de trabalhar durante três anos e com quem sempre cultivei uma amizade respeitosa, ele no ramo empresarial e eu na política.

            Ouço, com muita atenção, o Senador Jorge Viana.

            O Sr. Jorge Viana (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Senador Anibal, com a compreensão do Presidente, bem rapidamente, queria me associar a V. Exª neste pronunciamento. Vamos ter um voto de pesar, que assinamos juntos - V. Exª me deu a honra de assiná-lo -, para registrar, nos Anais do Senado, essa perda que o Acre experimenta hoje do Roberto Moura, amigo, um empresário admirável, um dos maiores empreendedores da história do Acre, que deixa filhos, filhas, esposa, mãe e muitos amigos, como seus ex-colegas da TV Gazeta, uma das televisões que têm um time de verdade, com técnica, com busca permanente pela eficiência e por fazer comunicação com profissionalismo. Só queria cumprimentá-lo. Foi no começo dos anos 90, quando V. Exª ainda editava e dirigia o jornal da TV Gazeta, que experimentei uma simpatia, um apoio do Roberto Moura à minha carreira na vida pública que, naquele momento, estava bem no início. Então, queria, daqui também, neste aparte, mais uma vez, pedir a todos os familiares conforto, que Deus possa lhes dar o conforto nessa hora de perda, dor e sofrimento. Falei ainda há pouco com o Marcelo, seu filho, que está em São Paulo. O corpo deve ir hoje, no final do dia, de São Paulo para Rio Brando - deve estar em Rio Branco antes da meia-noite. A ideia da família e dos amigos é que seja velado na Assembleia Legislativa do Acre amanhã de manhã e o enterro seja na parte da tarde. Como nós dois iremos hoje à noite, certamente, nos somaremos a todos os amigos, familiares, admiradores e autoridades do Estado - o Governador Tião Viana soltou uma nota oficial, assim como outros Chefes de Poder também -, nessa homenagem, em que espero estar amanhã, ao amigo, acreano de valor, apaixonado pelo Acre, Roberto Moura, que nos deixa neste dia 14 de agosto de 2013. Muito obrigado, Senado Anibal.

           O SR. ANIBAL DINIZ (Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Obrigado, Senador Jorge Viana.

           Incorporo integralmente o aparte de V. Exª a este meu pronunciamento, nesta homenagem ao empresário Roberto Alves Moura, que nos deixou na madrugada de hoje, vítima de um ataque cardíaco.

           Um homem que tinha muitos empreendimentos, mas que tinha uma paixão pela TV Gazeta, onde dava a maior parte do seu expediente. Foi lá que nos conhecemos, onde eu pude trabalhar com ele durante três anos. Foi uma experiência muito agradável, que contribuiu muito para a minha formação profissional e também para a minha entrada na política, porque, querendo ou não, quem trabalha com jornalismo tem um contato muito direto com os fazedores da política.

           Foi assim que, militando no Partido os Trabalhadores e atuando como editor de telejornalismo da TV Gazeta, acabei virando assessor de comunicação da prefeitura de Rio Branco e, depois, Secretário de Estado de Comunicação.

           Toda a minha trajetória, eu diria, teve um ponto de partida na TV Gazeta, sob a confiança do empresário Roberto Alves Moura, por quem tenho profunda gratidão, porque costumo cultivar a gratidão como algo que está intrínseco na minha vida. Tudo que contribuiu para eu ser o que sou tem de mim a obrigação da gratidão.

           Então, sou muito grato ao Roberto Alves Moura e hoje presto esta homenagem da tribuna do Senado Federal, como Senador da República, a este empresário acreano que ousou ir além das fronteiras do Acre, mas que sempre permaneceu com a sua sede e com sua residência no Estado do Acre.

           Então, fica aqui a minha homenagem ao empresário Roberto Alves Moura, que nos deixou na manhã de hoje, vítima de ataque cardíaco em São Paulo.

           Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/08/2013 - Página 53976