Pela Liderança durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização do Seminário de Desenvolvimento Regional e Turismo no Nordeste; e outro assunto.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
TURISMO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • Registro da realização do Seminário de Desenvolvimento Regional e Turismo no Nordeste; e outro assunto.
Aparteantes
Eduardo Amorim.
Publicação
Publicação no DSF de 15/08/2013 - Página 54052
Assunto
Outros > TURISMO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, MUNICIPIO, ARACAJU (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE), SEMINARIO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, TURISMO, REGIÃO NORDESTE, APROVAÇÃO, PROJETO, INCENTIVO, SERVIÇOS TURISTICOS, IMPORTANCIA, CRESCIMENTO ECONOMICO, REGIÃO.
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, CONSTRUÇÃO, CANAL, ABASTECIMENTO, AGUA, INTERIOR, ESTADO DA BAHIA (BA), ESTADO DE SERGIPE (SE), EXPECTATIVA, BENEFICIO, PRODUÇÃO AGRICOLA, SOLUÇÃO, PROBLEMA, SECA.
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, CARTA, SECRETARIO DE ESTADO, TURISMO, ESTADO DE PERNAMBUCO (PE), REFERENCIA, PROBLEMA, AVIAÇÃO COMERCIAL, PAIS, ESPECIFICAÇÃO, AUMENTO, PREÇO, PASSAGEM AEREA, SOLICITAÇÃO, INTERVENÇÃO, AGENCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC).

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Apoio Governo/PSB - SE. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, em primeiro lugar eu gostaria de agradecer ao Senador Eduardo Amorim, nosso companheiro de Bancada de Sergipe, por ter feito a permuta comigo, tendo em vista que logo em seguida terei um evento inadiável. Agradeço a V. Exª Senador Eduardo Amorim pela gentileza.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, sob a minha coordenação, realizou na última sexta-feira, dia 9 de agosto, em Aracaju, capital do meu querido Estado, o Seminário de Desenvolvimento Regional e Turismo no Nordeste.

            O encontro, que reuniu importantes lideranças políticas e empresariais de Sergipe e do Nordeste, trouxe grandes notícias para a região, notadamente para o nosso Estado.

            Durante o evento foram assinados documentos que representam significativos investimentos para o desenvolvimento econômico e turístico do Nordeste.

            Em primeiro lugar, a autorização para a licitação do anteprojeto da primeira etapa da construção do Canal de Xingó, com 130km, mas, no total, o canal terá 305km de extensão. Esse documento foi assinado pelo Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e pelo Governador em exercício, Jackson Barreto.

            Outro documento importante foi o acordo entre o Ministério do Turismo e o Governo de Sergipe para a potencialização da atividade turística em Aracaju, com destaque para a reforma e a ampliação do Centro de Convenções.

            A construção desse Centro de Convenções iniciou-se no primeiro governo de João Alves Filho, hoje Prefeito da capital, e foi terminada quando eu fui Governador de Sergipe. Por coincidência, agora será ampliada essa obra, proporcionando, sem dúvida alguma, grandes possibilidades, grandes perspectivas para o desenvolvimento turístico de eventos na cidade de Aracaju.

            Outro documento que eu quero assinalar é o Pacto de Sinalização Turística entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura Municipal de Aracaju para a implantação, melhoria e expansão da sinalização turística da cidade.

            Nós sabemos que os turistas que visitam qualquer cidade têm que encontrar uma boa sinalização; do contrário, eles se perdem nas ruas, nas avenidas, nos bairros e não têm o direcionamento correto sobre onde ficam os centros de convenções, onde se encontram os mercados, os restaurantes, as praias. Enfim, todos aqueles monumentos históricos que integram a cidade devem ser objeto de preocupação do administrador. É importante colocar à disposição do turista uma sinalização competente e adequada.

            O Ministro do Turismo assinou com o Prefeito de Aracaju justamente esse acordo para a implantação na cidade de Aracaju, nossa capital, de uma nova sinalização, beneficiando assim todos os nossos visitantes.

            No seminário, Sr. Presidente, também foram feitas exposições pelos Ministros Fernando Bezerra Coelho, da Integração Nacional, e Gastão Vieira, do Turismo, sobre ações de suas pastas para o Nordeste; pelo Secretário de Turismo de Sergipe, Elber Batalha Filho, sobre a experiência em Sergipe, no turismo e no desenvolvimento; pelo Presidente da Confederação Nacional do Turismo, Nelson de Abreu Pinto, sobre a contribuição das entidades representativas do turismo para o desenvolvimento dos Municípios; e também pelo Secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, sobre o potencial turístico do Nordeste como gerador de progresso e desenvolvimento da região; e pelo Coordenador de Gestão de Conteúdo e Informação de Produto da Embratur, Vicente José de Lima Neto, sobre os principais desafios para o desenvolvimento do turismo na região Nordeste.

            Na ocasião, Sr. Presidente, destaquei os avanços dos investimentos de Sergipe no desenvolvimento e na promoção do turismo, lembrando a importância dessa atividade para o progresso econômico da região. O turismo é cada vez mais uma ferramenta fundamental - disse eu naquela ocasião - para o desenvolvimento regional, o que deixa clara a necessidade de fomentarmos, cada vez mais, a atividade turística, identificando suas potencialidades produtivas e o incremento de seu dinamismo econômico.

            O seminário foi uma reunião histórica não só pela presença de dois Ministros de Estado, vários Senadores da República, Senadores do PSB - Rodrigo Rollemberg, Lídice da Mata e Capiberibe, do Estado do Amapá -, Senadora Maria do Carmo, Deputados Federais - Laercio Oliveira, Valadares Filho, Mendonça Prado, Fabio Reis, Márcio Macedo e Rogério Carvalho -, empresários e outras lideranças políticas regionais, mas, principalmente, pelos resultados concretos e objetivos que já apresentou, como a assinatura para a autorização da licitação do anteprojeto do Canal de Xingó, uma obra fundamental não só para Sergipe como também...

            O Sr. Eduardo Amorim (Bloco União e Força/PSC - SE) - Senador Valadares.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Apoio Governo/PSB - SE) -... para todo o Nordeste, que transforma em realidade o sonho de todo o povo sergipano, especialmente do povo da região do Semiárido. É a água da libertação.

            Concedo, com muito prazer e alegria, um aparte ao nobre Senador Eduardo Amorim.

            O Sr. Eduardo Amorim (Bloco União e Força/PSC - SE) - Obrigado, Senador Valadares. Quero aqui parabenizá-lo pelo grande feito para o nosso Estado de Sergipe, pelas conquistas, pelo grande seminário realizado, pela comissão que o senhor preside, a CDR. Como V. Exª já disse, o seminário contou com a presença de diversos Parlamentares, de autoridades não só do nosso Estado, mas também de outros Estados. Foi belíssimo e muito bem-organizado. Infelizmente, por um compromisso já marcado anteriormente, não pude estar presente. Justifico aqui, mais uma vez, a minha ausência. A Maternidade São José, uma instituição de caridade que funciona em Itabaiana, com quase meio século de existência, e onde nascem, por mês, quase 400 crianças de toda a região do agreste do sertão sergipano, recebeu um título importante da Câmara dos Deputados: o título de Hospital Amigo da Mulher, em homenagem ao Dr. Pinotti. Então, eu já havia marcado esse compromisso com muita antecedência e, quando retornei à capital, o seminário já estava se encerrando. Mas parabenizo V. Exª e todos aqueles que ajudaram a realizar esse tão importante seminário, um seminário vitorioso. Parabéns, Senador! Sei que não é fácil fazer um seminário como aquele, mas os depoimentos que eu ouvi confirmam realmente a sensação de vitória e de conquista. E que bom que este sonho talvez esteja próximo agora: o Canal de Xingó. Como V. Exª disse, no primeiro momento, serão 130km, pegando a primeira parte da Bahia e entrando um pouco em Sergipe. Espero que o Governo Federal continue fazendo os 200km restantes, que terminam exatamente na Bahia, no Rio Sergipe, atravessando praticamente todo o nosso sertão e levando esperança.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Apoio Governo/PSB - SE) - Rio São Francisco.

            O Sr. Eduardo Amorim (Bloco União e Força/PSC - SE) - Ele sai do Rio São Francisco e termina lá no Rio Sergipe...

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Apoio Governo/PSB - SE) - Isso.

            O Sr. Eduardo Amorim (Bloco União e Força/PSC - SE) - ... perto de Nossa Senhora da Glória. Essa esperança já vem de muitos anos com esse tão sonhado Canal de Xingó para o nosso Estado. E outra grande vitória realmente é o Centro de Convenções. Sergipe, neste ano, vai sediar um grande evento na área médica: o 60º Congresso Brasileiro de Anestesiologia, só com anestesiologistas. Conseguimos fazer com que esse congresso fosse realizado em Sergipe há quase treze anos, mas, infelizmente, de lá para cá, não houve praticamente nenhum investimento nessa área para a renovação do nosso Centro de Convenções, para melhorar e aumentar a sua capacidade, como estamos recebendo agora. Sergipe precisa, sim, de mais investimentos, investimentos como esse, que tragam esperança para o nosso povo, para a nossa gente, porque sabemos que não está absolutamente nada fácil. Mais uma vez parabenizo o senhor e toda a equipe da CDR pelo grande evento realizado lá no nosso pequenino Estado de Sergipe, mas que tem um coração enorme.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Apoio Governo/PSB - SE) - Agradeço, Senador Eduardo Amorim, o reconhecimento ao trabalho realizado pela CDR, nossa Comissão de Desenvolvimento Regional, que levou para Sergipe dois Ministros que anunciaram obras importantes para o nosso Estado e assinaram documentos com o nosso Governador em exercício, Jackson Barreto, que dão continuidade, sem dúvida alguma, àqueles pleitos realizados anteriormente pelo Governador Marcelo Deda, que está adoentado - estamos torcendo pela sua recuperação e rezando por ele.

            Quero também dizer a V. Exª, Senador Eduardo Amorim, que realmente esta obra do Canal de Xingó é uma obra monumental, que vai levar para o Semiárido do Estado de Sergipe, a começar lá de Poço Redondo e Canindé, passando por Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Feira Nova, o lenitivo da água potável durante as longas estiagens.

            Hoje, nós temos ainda a humilhação do carro-pipa e também um grande prejuízo para aquela bacia leiteira, cujo centro é Glória, que precisa de água para a manutenção dos rebanhos. Sem água, não há possibilidade de produção de leite nem de carne, tampouco de fornecimento de água potável para a população.

            E, assim também, o canal servirá de fonte para a produção de frutas, a fruticultura, através do processo de irrigação. Esta água vai nascer lá em Santa Brígida e também em Paulo Afonso, na represa, na usina de Paulo Afonso, e descerá para o Estado de Sergipe, pelo sistema...

            O Sr. Eduardo Amorim (Bloco União e Força/PSC - SE) - De gravidade.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Apoio Governo/PSB - SE) - ... de gravidade, sem gastar um tostão para a produção de energia elétrica, de bombeamento.

            O Sr. Eduardo Amorim (Bloco União e Força/PSC - SE) - Diferente de outros canais.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Apoio Governo/PSB - SE) - Por isso, vai ser uma grande conquista quando esta obra estiver terminada.

            No nosso Estado, na primeira etapa, ela vai entrar nos Municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco; na segunda etapa, vai ingressar nos demais Municípios. E será uma obra que terá repercussão não apenas no Estado de Sergipe como também em todo o Nordeste, porque a produção advinda da irrigação vai, sem dúvida alguma, servir de barateamento dos preços dos produtos alimentícios. Além do mais, é a maior obra, em termos de montante de recursos financeiros, já realizada na história de Sergipe. Quando ela estiver completamente terminada, em termos de hoje, custará em torno de R$6 bilhões; só a primeira etapa custará cerca de R$2 bilhões.

            A maior obra que nós tivemos, que foi a Adutora do São Francisco, custou em torno de R$200 milhões. Digo isso para que possamos fazer a comparação entre a magnitude da obra a ser realizada pelo Governo da Presidenta Dilma, através do Ministério da Integração e da Codevasf, e as demais obras que foram realizadas no Estado de Sergipe, como, por exemplo, a Ponte Gilberto Amado, a Ponte Jornalista Joel Silveira, a Ponte do Atalaia, a Ponte João Alves. Não há como compará-las, em termos de investimento financeiro, com aquilo que vai fazer o Governo da Presidenta Dilma, executando esta obra histórica, que é o Canal de Xingó, para a independência econômica do nosso Estado e a assistência hídrica aos nossos sertanejos.

            O Sr. Eduardo Amorim (Bloco União e Força/PSC - SE) - Já merecíamos isso há mais tempo, Senador, mas que bom que a Presidente Dilma está proporcionando isso ao nosso Estado, aliás, não só ao nosso Estado, mas também para uma região extremamente pobre e carente, que é o noroeste da Bahia! Queria lembrar que o rio estará mais pleno, mais cheio, exatamente no período em que convivemos com a seca.

            O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Apoio Governo/PSB - SE) - Obrigado.

            Sr. Presidente, para encerrar, na oportunidade, recebi do Secretário de Turismo de Pernambuco, Sr. Alberto Feitosa, que representava todos os dez secretários ali presentes, uma carta, em nome de todos eles, solicitando a interferência da nossa Comissão junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para solucionar graves problemas enfrentados na aviação comercial brasileira, como a prática de preços elevados das passagens, a falta de regularização do setor quando da introdução ou subtração de voos e a falta de medidas eficazes para a correção de discrepâncias existentes no setor.

            Hoje, na reunião da CDR, coloquei o assunto em pauta. Vamos convidar não só o Ministro da Aviação Civil como também, em outra audiência, os representantes da Anac e das empresas aéreas para sejam ouvidos pela Comissão e, através de um debate qualificado, possamos tirar todas as dúvidas e encaminhar soluções para o setor turístico do nosso País, notadamente o setor de aviação.

            Agradeço a V. Exª, Sr. Presidente, pela oportunidade. Aproveito para agradecer a presença dos prefeitos municipais, da imprensa falada, escrita e televisada e, também, a presença da Assembleia Legislativa, que se fez representar pela nossa Deputada Estadual Conceição Vieira; do Presidente da Câmara de Vereadores, Vinícius Porto, e de vários vereadores de todo o Estado. Enfim, um acontecimento regional, que se tornou, na verdade, um acontecimento nacional, pela presença de ministros tão importantes do Governo da Presidenta Dilma.

            Agradeço a V. Exª, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/08/2013 - Página 54052