Discurso durante a 130ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do transcurso do 169º aniversário da cidade de Parnaíba, no Estado do Piauí.

Autor
Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro do transcurso do 169º aniversário da cidade de Parnaíba, no Estado do Piauí.
Publicação
Publicação no DSF de 15/08/2013 - Página 54088
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, PARNAIBA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), REGISTRO, CRESCIMENTO, ECONOMIA, IMPORTANCIA, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.

            O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco Minoria/PP - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, a cidade de Parnaíba chega neste dia 14 de agosto ao seu aniversário de 169 anos - celebrado pelo marco de sua elevação à categoria de Vila, pela lei nº 166, promulgada pelo então governador José Idelfonso de Souza Ramos.

            Mas a Parnaíba de Nossa Senhora da Graça, do pioneirismo na adesão à causa da Independência e no Republicanismo da Confederação do Equador, é uma cidade com raízes mais profundas no tempo.

            Sob o ponto de vista legal, sua origem remonta a 20 de setembro de 1759, quando João Pereira Caldas, então governador da província do Piauí, fundou a vila de São João da Parnaíba. Mas antes disso, no que hoje é o lindo Casario do Porto das Barcas, a atividade comercial demonstrava não somente a origem da cidade, mas sua vocação para ser grande.

            Grande - a maior cidade piauiense depois da capital, Teresina, que também faz aniversário neste mês de agosto - Parnaíba é uma cidade de futuro, que se assenta sobre o trabalho de sua gente, da gente simples que tira seu sustento no trabalho diário, em lugares como o mercado de Caramuru, na pesca, no comércio, na agricultura irrigada do Projeto Tabuleiros Litorâneos, na crescente rede de comércio e serviços de Parnaíba.

            Parnaíba é hoje não apenas a segunda maior cidade do Piauí; é também uma cidade que está em crescimento. Dados do Cadastro Industrial do Piauí, publicação da Federação das Indústrias do Estado, indicam que a cidade exerce influência econômica, social e cultural sobre uma população superior a 600 mil habitantes, em 28 cidades do Piauí, Maranhão e Ceará.

            Segundo o registro da Federação das Indústrias do Piauí, Parnaíba exerce influência direta sobre nove cidades próximas a leste, no Estado do Maranhão, que têm uma população de 253 mil moradores. No lado cearense, seis cidades na área de influência de Parnaíba reúnem 250 mil habitantes. No Piauí, Parnaíba é polo e referência para 13 cidades, nas quais moram 160 mil pessoas.

            Não é sem razão, portanto, que Parnaíba deva ser vista como uma cidade com enorme potencial para crescer.

            Estudos de consultorias especializadas demonstram que o potencial de consumo da cidade e da região supera R$ 2 bilhões anuais, em valores de 2012. Para os próximos sete anos, as famílias de Parnaíba vão, praticamente, dobrar o valor de consumo, tendo como resultado o crescimento da classe média da cidade.

            Um estudo da consultoria americana MacKinsey, publicada na Revista Exame de 22 de agosto de 2012, indica que Parnaíba está entre as 40 cidades brasileiras com maior ritmo de crescimento de consumo.

            Mas a minha percepção sobre o grande potencial dos parnaibanos, da coragem e da força de trabalho dessa gente, diz que a cidade vai muito além do que os estudos e as pesquisas são capazes de indicar. Basta que andemos na Parnaíba de Nossa Senhora da Graça para perceber claramente que o desenvolvimento da cidade resulta do esforço dos parnaibanos anônimos, de trabalhadores e empresários, de estudantes, de donas de casa, de gente que merece hoje e sempre a nossa homenagem, mas também o nosso empenho para ajudar na construção de um futuro melhor.

            Cito, como parte do esforço a que me dedico, o projeto de lei de minha autoria que autoriza o Poder Executivo a criar a Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento, e instituir o Programa Especial de Desenvolvimento do Baixo Parnaíba. Esse projeto deve favorecer sobremaneira o progresso de Parnaíba e de toda a região sobre a qual a cidade exerce influência.

            Quero estar sempre ao lado de Parnaíba e dos parnaibanos, ajudando no que for possível. Sou um parceiro para auxiliar no crescimento da cidade e acolher as boas ideias, defendendo o interesse público desta cidade, para a qual vislumbro um futuro de desenvolvimento. Parabéns Parnaíba. 

            Era o que tinha dizer.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/08/2013 - Página 54088