Pronunciamento de Ciro Nogueira em 20/08/2013
Discurso durante a 135ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Registro do aniversário de 161 anos da Cidade de Teresina, ocorrido dia 16 do corrente.
- Autor
- Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
- Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Registro do aniversário de 161 anos da Cidade de Teresina, ocorrido dia 16 do corrente.
- Publicação
- Publicação no DSF de 21/08/2013 - Página 55559
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, TERESINA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI).
O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco Maioria/PP - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, a cidade de Teresina, capital de meu Estado, o Piauí, chegou, no dia 16 de agosto passado, ao seu centésimo sexagésimo primeiro ano de existência. Fruto da ousadia de um homem, é o primeiro exemplo de cidade brasileira planejada para ser uma capital. Uma capital aliás, que desafiou a lógica de situar-se no litoral, uma cidade do interior do Brasil. Na verdade, representa um marco inaugural da visão de que o crescimento econômico não pode nem deve se restringir a um naco do país. E Teresina é o exemplo de que o destino de uma cidade pode ser pensado e construído.
Qual o destino de uma cidade? Poderíamos dizer que é ser grande. Mas quero dizer que a grandeza se medida apenas por tamanhos de território e população nem sempre é uma boa medida. Então, o destino das cidades é serem ricas. Muito bem, é bom que uma cidade seja rica, mas riqueza medida somente como acumulação de bens materiais não é também o melhor dos destinos. Então, qual o destino de uma cidade? É ser um lugar bom para as pessoas morarem. Este é o verdadeiro sentido da existência de uma cidade.
É assim que penso a minha querida Teresina, capital do meu Estado do Piauí, cidade onde cresci, que vi crescer e que me acolheu desde sempre. A cidade é um ponto de vida, um lugar feito por pessoas, onde cabem as alegrias e as vitórias, as tristezas e os reveses. Faz-se uma cidade de gente, sobretudo, e é dessa matéria-prima humana que se constrói aquela grandeza de que falei no começo.
Srªs e Srs. Senadores, a cidade é, sim, um espaço para comportar gente. Porém, não deve apenas ser lugar de moradia e de trabalho. Deve ser um lugar para se buscar a felicidade, seja pela conquista do amor e das amizades, seja pelas conquistas materiais com muito suor derramado.
A Teresina que reside em mim é essa cidade em que mais de 830 mil pessoas compartilham o mesmo espaço, trabalham, fazem mover uma formidável máquina urbana. É uma cidade com milhares de micro, pequenas e médias empresas; com gente que mesmo sem ter emprego está sempre trabalhando e suando a camisa para fazer a vida e dar sua parcela de contribuição para construir uma cidade melhor.
A cidade que no dia 16 de agosto de 2013 completou 161 anos ainda reflete muito da ousadia de seu fundador, Antônio Saraiva. Desafia a lógica do Brasil que está no litoral de costas para o interior, posto que é uma cidade do interior, com muito orgulho, aliás. Brava instalada na Chapada do Corisco, à margem direita do Parnaíba, banhada pelo rio Poti. E jovem perto de todas as demais capitais nordestinas e faz-se moderna pela vontade e trabalho de sua gente.
A essa cidade muito devo. Hoje, portanto, é dia de agradecer pelo muito que sou. Sei que nem todo o trabalho que eu fizer será suficiente para fazer retornar a graça que ela me deu. No entanto, estou aqui, disposto a trabalhar para que Teresina receba de mim o agradecimento em forma de mais investimentos públicos que a tornem melhor, que a preparem para o futuro.
É o meu dever, como de todos os 830 mil teresinenses, zelar para que o futuro seja melhor que o presente, porque, como já dito, a cidade é lugar para a concretização de sonhos, para a busca da felicidade.
E como buscar essa felicidade, como concretizar sonhos, como fazer da cidade espaço para uma vida mais saudável? Com o esforço comum que deve se traduzir em investimentos em melhor transporte público, em mais espaços de lazer saudável para jovens, crianças e idosos, em mais obras que proporcionem o surgimento de empreendimentos que gerem emprego, renda e negócios em série.
O destino da cidade para os próximos anos é, a meu ver, um desafio a ser vencido desde agora e sempre, Exige trabalho, atitude, vontade de vencer obstáculos, de construir as alternativas para superar as dificuldades - que sempre serão muitas, porém jamais podem ser maior do que nossa vontade de seguir em frente.
Olhar para frente, planejar o futuro e perceber o que pode e deve ser feito em favor da cidade parece ser a missão a ser abraçada por todos. De minha parte, todos os dias, estarei ombreado com tantos quantos quiserem fazer de Teresina uma cidade melhor. Muito obrigado!