Pela ordem durante a 129ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca da alteração da grade de programação da TV Senado.

Autor
Pedro Taques (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MT)
Nome completo: José Pedro Gonçalves Taques
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SENADO, IMPRENSA.:
  • Considerações acerca da alteração da grade de programação da TV Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 14/08/2013 - Página 53649
Assunto
Outros > SENADO, IMPRENSA.
Indexação
  • COMENTARIO, ALTERAÇÃO, HORARIO, TRANSMISSÃO, SESSÃO ORDINARIA, LOCAL, TELEVISÃO, SENADO.

            O SR. PEDRO TAQUES (Bloco Governo/PDT - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Requião, V. Exª agitou, trouxe esse tema, ontem, ao debate, e novamente, hoje, eu quero parabenizá-lo por trazê-lo.

            Não há democracia sem debate, e o principal espaço do debate dos Senadores, dos Parlamentares, onde nós podemos parlar, falar, é justamente aqui no plenário.

            É interessante que a cultura nacional seja difundida. Aliás, a Constituição, nos arts. 214 e 215, defende isso. É interessante que nós possamos saber como se faz pão de queijo de Minas, como se faz aquele frango maravilhoso do Paraná. É interessante. Agora, na TV Senado, o mais interessante é que nós, Senadores, possamos falar, possamos debater, como V. Exª disse, mostrando as entranhas desta Casa, mostrando o que está dentro desta Casa, mostrando as nossas qualidades e os nossos defeitos, como V. Exª bem disse.

            O trabalhador brasileiro chega a casa e vai comer um pão com margarina, assistindo. Eu encontro cidadãos, trabalhadores do Estado de Mato Grosso, das cidades de Confresa, Colniza, Vila Rica, que ficam a mais de 1.300 quilômetros de Cuiabá, que assistem à TV Senado, que sabem o nome de cada Senador da República, que fazem críticas e elogios a vários Senadores da República. Isso é democracia, democracia dialógica.

            Agora, deixar isso para 11h30 da noite? Às 11h30 da noite, quem trabalha já está em casa, deitado, porque vai ter que acordar às 4 horas da manhã, para pegar um transporte público de péssima qualidade.

            Por isso, Senador Requião, na TV Senado, com toda a excelência dos excelentes jornalistas - e aqui eu quero ser pleonástico -, não cabe a eles decidir o que será transmitido pela TV Senado. Cabe, sim, à Mesa fazer isso.

             V. Exª tocou num tema muito importante. O espaço principal do debate é este aqui. É aqui que se constrói a democracia, inclusive com as suas mazelas, como V. Exª bem disse.

            Parabéns, por trazer mais esse tema ao debate.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/08/2013 - Página 53649