Discurso durante a 129ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicita o encerramento das discussões sobre a denúncia contra o Senador Randolfe Rodrigues, para que se inicie as deliberações das matérias incluídas na pauta.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Solicita o encerramento das discussões sobre a denúncia contra o Senador Randolfe Rodrigues, para que se inicie as deliberações das matérias incluídas na pauta.
Publicação
Publicação no DSF de 14/08/2013 - Página 53676
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, ENCERRAMENTO, DISCUSSÃO, REFERENCIA, DENUNCIA, CORRUPÇÃO, RANDOLFE RODRIGUES, SENADOR, ESTADO DO AMAPA (AP), MOTIVO, NECESSIDADE, DELIBERAÇÃO, MATERIA, PAUTA, SENADO.

            A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Governo/PSB - BA. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, quero me dirigir a V. Exª para, na verdade, solicitar um encaminhamento a esta questão.

            Eu acho que o que fez aqui o Senador Randolfe foi no seu direito de solicitar uma posição, já que inquietamente não conseguia resposta do Conselho de Ética. Não se trata, portanto, de transformar o plenário em um grande Conselho de Ética.

            Não há ninguém aqui que possa se entusiasmar com discursos, até porque nós temos um mínimo de experiência - quem chegou ao Senado Federal passou por um mínimo de experiência política no Estado.

            Fui prefeita de uma capital; sou política, com 30 anos de mandatos parlamentares, de vida pública; já convivi com situações também muito dramáticas no meu Estado, no tempo em que o Presidente do Tribunal de Justiça chamava o governador, ex-Senador da Bahia nesta Casa, de meu chefe. Também sei o que é calúnia, também sei o que é perseguição política. Posso dizer que tenho até um pós-doutorado neste assunto.

            Portanto, Sr. Presidente, o que eu acho que nós deveríamos fazer como encaminhamento é levar a discussão para o Conselho de Ética. Se o Presidente tiver algo que queira encaminhar, poderá fazê-lo no Conselho de Ética. Eu inclusive sou membro, indicada pelo meu Partido, do Conselho de Ética. Quero assumir esta posição lá para tratar seriamente essa questão.

            Agora, não é possível que nós fiquemos aqui com discursos que tentam transformar a vítima em um algoz. Isso também nós não vamos permitir. Nós não vamos nos calar diante destas tentativas vãs de, em nome de discursos inflamados, tentar mistificar e mudar o rumo da história.

            Portanto, eu queria solicitar a V. Exª só isso: vamos encerrar essa discussão.

            Ninguém aqui amedronta ninguém. Ninguém tem medo de grito. Ninguém tem medo de discurso inflamado. Todos nós aqui fomos eleitos pelo voto direto do povo. Temos consciência de nossas obrigações e temos responsabilidade política.

            Peço a V. Exª, já que nós já passamos esta tarde nessa discussão, que possamos encaminhar imediatamente a votação e o início da nossa pauta de trabalho e que, portanto, seja solicitada a convocação do Conselho de Ética, para que nós possamos debater esse assunto lá.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/08/2013 - Página 53676