Discussão durante a 129ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Referente ao PRS n. 5/2012.

Autor
Randolfe Rodrigues (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Outros:
  • Referente ao PRS n. 5/2012.
Publicação
Publicação no DSF de 14/08/2013 - Página 53690

            O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Governo/PSOL - AP. Para discutir. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, serei breve.

            Eu só quero cumprimentar V. Exª, em nome da Mesa, pela iniciativa de pautar, já nesta sessão, já no dia de hoje, na primeira sessão da semana, esse importante projeto de resolução que, no meu entender, coloca o Senado Federal na vanguarda em relação aos demais poderes da República.

            O Senado, no semestre anterior, já tomou uma belíssima iniciativa ao aprovar a proposta de emenda à Constituição que institui a Ficha Limpa em todos os Poderes da República. É importante que a Câmara, tendo acompanhado e acompanhando esse esforço do Senado, aprove essa proposta de emenda à Constituição.

            O Senado quando hoje dá esse passo, aprovando esse projeto de resolução, utiliza-se da máxima, que costumo repetir aqui - que é de Lenin, inclusive -, de dar o exemplo, pois o exemplo arrasta e palavras somente convencem. O Senado, aprovando essa proposta de resolução, define aqui que, para a contratação de assessores nos gabinetes de Senadores, é preciso ter a ficha limpa.

            Ou seja, antes mesmo da aprovação da proposta de emenda à Constituição por parte dos demais Poderes da República, que ainda está tramitando na Câmara dos Deputados, antes mesmo de qualquer iniciativa por parte dos demais Poderes da República - da própria Câmara, do Executivo, do Judiciário - e antes mesmo, inclusive, de iniciativas desse gênero nos Governos estaduais, nos Legislativos estaduais, o Senado se torna pioneiro, aprovando este projeto de resolução.

            V. Exª, inclusive - permita-me dizer -, surpreendeu-me ao colocar já na pauta do Senado desta sessão este projeto de resolução. É com muita satisfação que faço questão aqui de reconhecer em público, pela TV Senado, a decisão que é de V. Exª, da Mesa, de pautar este projeto.

            É com muita felicidade e satisfação que reconheço a importância para o Senado do vanguardismo do Senado com a aprovação deste projeto de resolução, principalmente pela iniciativa do Senado de dar exemplo.

            Portanto, cumprimento V. Exª, porque a vontade política da aprovação parte obviamente de V. Exª e da Mesa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/08/2013 - Página 53690