Discurso durante a 129ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca do lançamento do Edital Amazônia Cultural, ação que destina recursos do Fundo Nacional da Cultura à produção cultural da região Norte.

Autor
Ângela Portela (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CULTURAL.:
  • Considerações acerca do lançamento do Edital Amazônia Cultural, ação que destina recursos do Fundo Nacional da Cultura à produção cultural da região Norte.
Publicação
Publicação no DSF de 14/08/2013 - Página 53766
Assunto
Outros > POLITICA CULTURAL.
Indexação
  • AGRADECIMENTO, GOVERNO FEDERAL, MOTIVO, LANÇAMENTO, EDITAL, POLITICAS PUBLICAS, MINISTERIO DA CULTURA (MINC), DESTINAÇÃO, RECURSOS, ORIGEM, FUNDO NACIONAL DA CULTURA, INCENTIVO, DESENVOLVIMENTO CULTURAL, REGIÃO NORTE.

            A SRª ANGELA PORTELA (Bloco Governo/PT - RR. Sem apanhamento taquigráfico.) - Srªs e Srs. Senadores, os artistas, músicos, produtores e mestres de cultural do meu Estado estão em movimento e ávidos de expectativas. Em menos de uma semana da visita da ministra da cultura, Marta Suplicy, a Boa Vista, capital de Roraima, para apresentar projetos, programas e ações em favor da cultura da região Norte, os agentes e atores da cultura roraimense deram o pontapé inicial em busca de captação de recursos federais, destinados ao financiamento e valorização da cultura regional.

            Na sexta-feira que passou, cerca de 60 artistas, produtores, artesãos e mestres da cultura roraimense tiveram o privilégio de receber do Ministério da Cultura (Minc), orientações técnicas sobre os procedimentos a serem adotados quando da elaboração dos projetos culturais para a captação de recursos na esfera federal.

            A coordenadora geral dos editais de cultura do Minc, Carla Cristina Marques, reuniu-se com mais de 60 artistas e produtores de nossa terra e discutiu com eles formas legais e constitucionais de elaborar os projetos que concorrerão à seleção do Edital Amazônia Cultural, lançado no dia 1º deste mês, pela ministra da Cultura, em Boa Vista.

            Parte integrante de uma política pública do Ministério da Cultura, Edital Amazônia Cultural destina R$ 5 milhões à produção cultural da região Norte, oriundos do Fundo Nacional da Cultura.

            Este Edital reveste-se de fundamental importância para a região Norte, porque torna viáveis projetos que incentivem, valorizem, estimulem, capacitem e difundam ações da cultura da nossa tão rica Amazônia.

            E eu aproveito, inclusive, para relembrar aos artistas, produtores e demais interessados, que as inscrições de projetos se iniciam na próxima quinta-feira, dia 15, e seguem até o dia 30 de setembro do corrente ano, no site do Ministério da Cultura.

            Como explicou a técnica do Minc, o edital tem quatro eixos, voltados ao estímulo, inovação, criação e produção cultural, de forma que sejam aprovados pelo Ministério da Cultura. 

            Focados nestes eixos, os projetos a serem apresentados, Devem, também, fortalecer as redes e a cultura, as expressões locais; valorizar e incentivar o levantamento de dados e ações de formação e capacitação, e, ainda, promover a circulação e o intercâmbio, entre municípios da região.

            Essa é uma forma adotada pelo ministério para garantir que os recursos federais possam chegar, democraticamente, aos sete estados da região Norte, que produzem e produzem muita cultural.

            Parte das manifestações culturais do extremo Norte do país, que possuem uma estética própria. Sua exuberância tanto em biodiversidade, como em cultura popular a cultura do Norte é motivo de orgulho para todos nós, nortistas.

            Na Amazônia, as manifestações e práticas culturais, ainda pouco conhecidas do resto do país, são oriundas das populações urbanas, nas quais são identificados povos caboclos, com possíveis influências culturais indígenas, afrodescendentes e as que foram herdadas da colonização europeia.

            No meu Estado de Roraima, a cultura se manifesta na junção de três povos: o índio, o nordestino e o europeu. Vale dizem também, que além da influência da afrodescendência brasileira, recebemos também, a influência caribenha.

            Roraima é o Estado da Região Norte as crenças, tradições e culturas indígenas, nordestinas e europeias permeiem as manifestações a práticas. Esses traços acompanham nossos produtores e estarão nos projetos a serem aprovados pelo Ministério da Cultural.

            Enfim, Srs. Parlamentares, eu, que convidei a ministra da cultura para ir a Roraima, lançar o Edital Amazônia Cultural, e que solicitei a presença de uma técnica de editais para auxiliar nossos artistas e produtores, estou muito otimista.

            Considero que a presença da técnica do Ministério a nossa capital, veio coroar as ações a afirmações de nossa ministra de que há, agora, um novo olhar sobre a exuberância cultural do extremo Norte do país.

            Alimento a expectativa de que, brevemente, as manifestações culturais do extremo Norte do país, ainda fortemente vivas na região Amazônica, especialmente em meu estado de Roraima, estarão na agenda e no circuito cultural nacional, sendo visibilizadas pela população brasileira.

            Detentor de manifestações culturais peculiares, o meu Estado de Roraima deu, sim, o pontapé inicial na valorização da cultura. Nossos artistas sentem-se mais valorizados e avistam horizontes para suas produções.

            Eles já começaram a caminhada. E, pelo visto, não vão parar, enquanto não verem seus potenciais sendo conhecidos pelo resto do Brasil.

            Em nome dos artistas e produtores culturais de Roraima, agradeço, portanto, ao governo federal, por meio da ministra Marta Suplicy, pelo olhar que lançam sobre a cultura da Amazônia, com seus povos, suas tradições, crenças, mitos e manifestações diversas.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/08/2013 - Página 53766