Pronunciamento de Roberto Requião em 12/08/2013
Fala da Presidência durante a 128ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Considerações sobre a TV Senado.
- Autor
- Roberto Requião (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PR)
- Nome completo: Roberto Requião de Mello e Silva
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
SENADO.:
- Considerações sobre a TV Senado.
- Publicação
- Publicação no DSF de 13/08/2013 - Página 53072
- Assunto
- Outros > SENADO.
- Indexação
-
- COMENTARIO, NECESSIDADE, ALTERAÇÃO, PROGRAMAÇÃO, TELEVISÃO, SENADO, OBJETIVO, MELHORIA, ACESSO, INFORMAÇÃO, POPULAÇÃO.
O SR. PRESIDENTE (Roberto Requião. Bloco Maioria/PMDB - PR) - Senador Aloysio, esse seu discurso importante, que abordou um problema que tem que ser discutido em profundidade, que é o problema da orientação da geração elétrica no Brasil, normalmente deveria ser repetido a partir das oito e meia da noite, porque esta hora em que o Plenário do Senado está funcionando é uma hora em que o povo brasileiro está trabalhando.
(Soa a campainha.)
O SR. PRESIDENTE (Roberto Requião. Bloco Maioria/PMDB - PR) - Então, uma televisão institucional como a nossa seria acessível a partir das oito e meia da noite. Mas a televisão mudou a pauta. Ela está colocando a repetição do plenário no ar a partir das 11 horas. Como V. Exª é o quarto orador, V. Exª vai para a madrugada. Ou seja, está-se providenciando uma incomunicabilidade. Esta não é a hora propícia para o Brasil escutar o seu discurso, porque o Brasil trabalha e, na madrugada, o Brasil dorme. Inclusive conversei com o Presidente Renan a respeito disso.
A televisão do Senado é uma televisão institucional. Ela não está procurando audiência, se não, nesse intervalo, nós poderíamos colocar o Huck com o seu programa, a Xuxa, o Raul Gil, ou pessoas escolhidas pelos bons funcionários que nós temos na comunicação do Senado. Mas não é assim. Ela é uma televisão institucional - ela não é pública; ela é institucional - para dar a possibilidade de acesso à voz e àquilo que se debate no Senado. Ela não procura audiência.
O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Minoria/PSDB - SP) - Poderia ser qualificada. Exatamente.
O SR. PRESIDENTE (Roberto Requião. Bloco Maioria/PMDB - PR) - Ela é uma porta para as pessoas que se interessarem pelo que se discute aqui acessarem.
Então, eu acho que a televisão do Senado cometeu um erro. Eu já solicitei ao Presidente Renan que corrija esse erro.
Acredito que a minha opinião seja a opinião do conjunto dos Senadores. Nós estamos sendo excluídos da possibilidade de falar com o Brasil ou, pelo menos, de falar com a intensidade e com a acessibilidade que falávamos até agora.
Mas o seu pronunciamento foi extremamente interessante. Eu acho até que nós deveríamos providenciar uma convocação do pessoal do setor elétrico para conversar sobre isso. Tirar algumas duvidas quanto à factibilidade da energia eólica, o preço, as transformações
tecnológicas que vêm sofrendo o setor no mundo recentemente. Mas que nós estamos, há muito tempo, cometendo um erro com as termelétricas, não tenho dúvida.