Pronunciamento de Renan Calheiros em 21/08/2013
Fala da Presidência durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Deferimento da prorrogação do prazo para apresentação de emendas ao Projeto de Reforma do Código Penal.
- Autor
- Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
- Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
SENADO, LEGISLAÇÃO PENAL.:
- Deferimento da prorrogação do prazo para apresentação de emendas ao Projeto de Reforma do Código Penal.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/08/2013 - Página 56018
- Assunto
- Outros > SENADO, LEGISLAÇÃO PENAL.
- Indexação
-
- ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, PEDRO TAQUES, SENADOR, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), COMISSÃO TEMPORARIA, ALTERAÇÃO, CODIGO PENAL, RELAÇÃO, RELATORIO, ATUALIZAÇÃO, LEGISLAÇÃO PENAL, CRIME CONTRA O MEIO AMBIENTE, CRIME, VIOLAÇÃO, DIREITOS HUMANOS, OBJETIVO, MELHORIA, COMBATE, DELITO, PROMOÇÃO, PAZ, SOCIEDADE.
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - […] Eu gostaria também de aproveitar a oportunidade para parabenizar o Senador Pedro Taques e a Comissão que faz uma revisão no Código Penal pelo competente relatório que foi feito sobre o novo Código Penal. Como todos acompanharam, é um trabalho de muita sensibilidade política e social, produzido por quem verdadeiramente conhece o Direito Penal.
Os crimes ambientais e contra a humanidade receberam a recebida atenção e também foram incorporadas matérias recentemente aprovadas por esta Casa, como a inclusão da corrupção no rol dos crimes hediondos e a responsabilização da pessoa jurídica por delitos.
Nossa legislação penal, como todos sabem, está ultrapassada; é da década de 40. Como tudo na vida, ela sofreu o inevitável desgaste causado pelo passar dos anos e não acompanhou, evidentemente, a evolução da sociedade.
A identidade entre a lei e os fatos da vida é a receita da eficácia. Por isso, o Senado Federal tem se dedicado a reformar leis importantes, como o Código de Processo Civil, já aprovado aqui no Senado Federal e em tramitação na Câmara dos Deputados; o Código Comercial; a Lei de Execução Penal; e a Lei de Arbitragem.
Eu estou, realmente, muito honrado em conduzir o Senado nessa quadra da história do Brasil. Nós avançamos em matérias importantes, dando resposta ao sentimento popular, aprovando a exigência de ficha limpa para o servidor, corrupção como crime hediondo, responsabilização da pessoa jurídica por crime de corrupção, além de aprovarmos o acordo de intercâmbio de informações relativas a tributos, firmado com os Estados Unidos da América, para combater a fraude e a evasão fiscal.
Eu tenho absoluta convicção de que nossos esforços, os esforços do Senado Federal por um Código Penal moderno e eficaz, serão capazes de fazer com que esse diploma legal se traduza em instrumento de cidadania, de elevada dimensão humana, capaz de criar melhores condições para lutar contra o crime e promover a paz social no Brasil, objetivo de todos nós que somos membros desta Casa.
A Comissão Temporária de Reforma do Código Penal - e por isso fiz questão de fazer este comentário - solicitou prorrogação do prazo de emendas.
Eu consulto a Casa e, não havendo objeção, defiro o pedido de prorrogação do prazo de recebimento de emendas dessa Comissão.