Pronunciamento de Eduardo Suplicy em 21/08/2013
Pela ordem durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Transcrição de discurso feito pelo ex-Ministro das Relações Exteriores, Oswaldo Aranha, em homenagem a Getúlio Vargas.
- Autor
- Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
- Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM.:
- Transcrição de discurso feito pelo ex-Ministro das Relações Exteriores, Oswaldo Aranha, em homenagem a Getúlio Vargas.
- Publicação
- Publicação no DSF de 22/08/2013 - Página 56145
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM.
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DISCURSO, AUTORIA, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), ASSUNTO, HOMENAGEM, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, GETULIO VARGAS.
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, hoje nós tivemos a aprovação do Embaixador André Aranha Corrêa do Lago, que vai representar o Brasil no Japão. Ele nos deu, quando da sua arguição, a cópia de um discurso de extraordinária importância histórica que o seu avô, Oswaldo Aranha, então Ministro das Relações Exteriores, fez em São Borja, ao lado do caixão e do corpo de Getúlio Vargas.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - São Borja é a terra dos presidentes.
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Exato. E eu gostaria de requerer a transcrição, Sr. Presidente. Pretenderia ler, mas meus filhos hoje estão em Brasília e me convidaram para jantar, e não é todo dia que o pai pode estar com os filhos. Hoje o Eduardo e o João vão cantar no show do Brothers of Brazil, e o jantar tem que ser agora.
Se me permite, eu leria apenas o parágrafo final da maneira tão linda que ele descreve a sua despedida. Requeiro que seja transcrito na íntegra esse tão belo discurso de Oswaldo Aranha ao lado de Getúlio Vargas.
Não te trouxe o meu abraço, que separa para sempre, que nem o meu abraço que une ainda mais, nem o beijo com que nos aproximamos dos mortos queridos, mas aquele aperto de mão amigo de todos os dias para que continuemos, tu na eternidade, eu nesta vida, o diálogo de dois irmãos ligados pela terra, pela raça, pelo serviço e pelo amor do Brasil.
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Governo/PT - RS) - Muito bem!
O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Permita que eu peça a transcrição, na íntegra, desse tão belo e histórico discurso em homenagem a Getúlio Vargas, que, dia 24 de agosto, terá, mais uma vez, a oportunidade de ser lembrado por nós, Senadores, e pelo povo do Brasil.
DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)
Matéria referida:
- Discurso de Oswaldo Aranha no enterro de Getúlio Vargas.