Pela ordem durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Transcrição de discurso feito pelo ex-Ministro das Relações Exteriores, Oswaldo Aranha, em homenagem a Getúlio Vargas.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Transcrição de discurso feito pelo ex-Ministro das Relações Exteriores, Oswaldo Aranha, em homenagem a Getúlio Vargas.
Publicação
Publicação no DSF de 22/08/2013 - Página 56145
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, DISCURSO, AUTORIA, MINISTRO DE ESTADO, ITAMARATI (MRE), ASSUNTO, HOMENAGEM, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, GETULIO VARGAS.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, hoje nós tivemos a aprovação do Embaixador André Aranha Corrêa do Lago, que vai representar o Brasil no Japão. Ele nos deu, quando da sua arguição, a cópia de um discurso de extraordinária importância histórica que o seu avô, Oswaldo Aranha, então Ministro das Relações Exteriores, fez em São Borja, ao lado do caixão e do corpo de Getúlio Vargas.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - São Borja é a terra dos presidentes.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Exato. E eu gostaria de requerer a transcrição, Sr. Presidente. Pretenderia ler, mas meus filhos hoje estão em Brasília e me convidaram para jantar, e não é todo dia que o pai pode estar com os filhos. Hoje o Eduardo e o João vão cantar no show do Brothers of Brazil, e o jantar tem que ser agora.

            Se me permite, eu leria apenas o parágrafo final da maneira tão linda que ele descreve a sua despedida. Requeiro que seja transcrito na íntegra esse tão belo discurso de Oswaldo Aranha ao lado de Getúlio Vargas.

Não te trouxe o meu abraço, que separa para sempre, que nem o meu abraço que une ainda mais, nem o beijo com que nos aproximamos dos mortos queridos, mas aquele aperto de mão amigo de todos os dias para que continuemos, tu na eternidade, eu nesta vida, o diálogo de dois irmãos ligados pela terra, pela raça, pelo serviço e pelo amor do Brasil.

            O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Governo/PT - RS) - Muito bem!

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Permita que eu peça a transcrição, na íntegra, desse tão belo e histórico discurso em homenagem a Getúlio Vargas, que, dia 24 de agosto, terá, mais uma vez, a oportunidade de ser lembrado por nós, Senadores, e pelo povo do Brasil.

 

DOCUMENTO A QUE SE REFERE O SR. SENADOR EDUARDO SUPLICY EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inserido nos termos do art. 210, inciso I e § 2º, do Regimento Interno.)

Matéria referida:

- Discurso de Oswaldo Aranha no enterro de Getúlio Vargas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/08/2013 - Página 56145