Discurso durante a 136ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pelo lucro líquido obtido pela Caixa Econômica Federal no primeiro semestre de 2013; e outro assunto.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS. ATUAÇÃO PARLAMENTAR, TELECOMUNICAÇÃO.:
  • Satisfação pelo lucro líquido obtido pela Caixa Econômica Federal no primeiro semestre de 2013; e outro assunto.
Publicação
Publicação no DSF de 22/08/2013 - Página 56171
Assunto
Outros > BANCOS. ATUAÇÃO PARLAMENTAR, TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • ELOGIO, CAIXA ECONOMICA FEDERAL (CEF), RELAÇÃO, AUMENTO, LUCRO LIQUIDO, MOTIVO, REDUÇÃO, JUROS, CRESCIMENTO, PROGRAMA DE GOVERNO, UTILIZAÇÃO, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, INVESTIMENTO, LOCAL, REGIÃO NORDESTE, ESTADO DO PIAUI (PI), PROGRAMA, HABITAÇÃO, ZONA RURAL, SETOR URBANO.
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, VISITA, LOCAL, MUNICIPIO, TERESINA (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), EMPRESA, TELECOMUNICAÇÃO, ELOGIO, CRIAÇÃO, EMPREGO, AUMENTO, CONTRATAÇÃO, MULHER, PROJETO, CRESCIMENTO, EMPRESA PRIVADA.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu serei bem mais breve do que tinha planejado, dado o avançado da hora, mas queria saudar V. Exª, Senadora Lídice, parabenizando pelas importantes conquistas da nossa Bahia. Alegro-me também pela presença firme do nosso Governo, do Governador Jaques Wagner, do Governo Federal, através da Presidenta Dilma.

            Aqui, hoje, Sr. Presidente - inclusive eu quero dar apenas como lido -, comemoro e parabenizo toda a equipe da Caixa Econômica Federal, que registrou um lucro líquido de R$3,1 bilhões no primeiro semestre de 2013, com um crescimento de 10,3%, se comparando com o mesmo período do ano passado, e um recorde em relação ao primeiro semestre do ano anterior. Eu comemoro, porque isso aconteceu com uma política de redução de juros que é a mais baixa da história da Caixa Econômica Federal e um conjunto arrojado de programas sociais. Programas como Minha Casa Minha Vida, programas na área de saneamento, programas de gestão do Bolsa Família, enfim, um conjunto de programas realmente especiais.

            Destaco aqui também os investimentos no Estado do Piauí. Investimentos em praticamente todos os Municípios do Estado, através de convênios com as prefeituras, mas também feitos através do programa de habitação rural e urbano, com os Municípios, com o Estado, mas também com o setor privado e com as entidades de classe, com as associações.

            Então, eu queria aqui, ao fazer esta comemoração, pedir que V. Exª acatasse na íntegra o pronunciamento sobre esse assunto.

            O outro, Sr. Presidente, é sobre uma visita que fiz, na companhia de Parlamentares e alguns representantes do meu Estado, à empresa Vikstar.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, os que nos acompanham, eu devo dizer que, no meu dia a dia, pelo cargo que exerço, sou muito cobrado no Piauí para essa linha também da contribuição para ajudar a atrair investimentos não só da área pública, mas também do setor privado.

            E sempre que no meu Estado alguém me cobra: “Por que você não ajuda também a trazer mais investimento, a trazer grandes empresas?” Eu sempre pergunto: “O que é uma grande empresa para você?” “É uma empresa que faz um investimento grande.” Eu digo: “Mas quantos empregos você acha que uma empresa grande pode trazer?” Tem gente que diz trezentos empregos, quinhentos, mil empregos, como sendo uma grande atração. E eu, normalmente, nesse instante, digo: “Tem que olhar exatamente isto, a geração de emprego, que é a essência da produção.” É claro que você agregar valor de vários produtos é importante, sim, mas eu acho que é preciso haver essa linha de viabilizar algo não apenas pensando em um empresário, mas em um conjunto de famílias que ali são beneficiadas.

            Pois bem. Isso eu conto para dizer que, recentemente, eu tive que visitar - aliás, eu fiz agora, na última segunda-feira - as instalações da empresa Vikstar. Essa empresa atua no segmento de call center e funciona no Parque Industrial, na Zona Sul de Teresina. A Vikstar é uma empresa que está no mercado desde 2009 no Brasil, e sempre se manteve na vanguarda da tecnologia da informação, implantando soluções de primeira linha para facilitar o trabalho dos atendentes e entregar resultados significativos para os seus clientes. Ela é especializada em diversas áreas, mas o grande destaque é essa área da telecomunicação.

            Modéstia à parte, ajudei a levar essa empresa para Teresina, por uma relação pessoal com o Toninho, o seu Presidente. Ele estava tomando a decisão sobre em qual lugar do Brasil ele iria implantar uma nova base - normalmente, na Região Sudeste ou em regiões muito populosas. Sabendo disso, dialoguei com ele e apresentei a ideia de implantar essa empresa em Teresina, lembrando que Teresina é a única capital do Nordeste no interior. Se você olha, todas as capitais do Nordeste estão no litoral - São Luís, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Aracaju, Maceió. Enfim, todas no litoral. E Teresina, no interior do Brasil, é provavelmente um dos maiores polos do interior do Brasil. Ali temos Teresina, Timon, União, Altos, Campo Maior e outras cidades do seu entorno, a grande Teresina, como a gente chama.

            Então, eu fiz uma apresentação desse quadro para ele e ele foi visitar, se apaixonou e ali implantou essa empresa.

            Pois bem, essa empresa com dois sites em São Paulo resolveu partir para novos mercados a fim de diversificar geograficamente sua posição.

            Teresina, a capital do Piauí, foi o local escolhido para atender as demandas do mercado de telecomunicações - ali, como repito, na Zona Sul, na cidade de Teresina no polo industrial próximo à região do Parque Piauí, Promorar em Teresina -, com um plano para alcançar mais de quatro mil posições de atendimento até o meio de 2014, a empresa se destaca por ser profunda conhecedora do mercado de telefonia, desde antes da privatização e no trato com os funcionários, pois a Vickstar vê pessoas como parte fundamental da sua empresa. E essa é uma qualidade que eu destaquei.

            Nessa visita técnica estive acompanhando o presidente da empresa Antoninho Nicolodi e o diretor da unidade de Teresina, que é o Elio Salles. Esteve comigo, a minha suplente, Senador Regina Sousa e o Deputado Federal Assis Carvalho, o Torres, que é ex-Presidente da Agência de Tecnologia da Informação no Piauí, dentre outros.

            Essa programação se deu nas comemorações do aniversário de Teresina. Lá também esteve o Prefeito Firmino Filho.

            Acompanhei de perto a implantação desse empreendimento no meu Estado. Hoje a Vickstar é uma realidade, gerando emprego e renda e contribuindo para o desenvolvimento econômico local. A presença da Vickstar fará de Teresina e do Piauí um novo polo do Brasil na área de call center.

            Esse é um empreendimento grandioso na medida em que é capaz de gerar cinco mil empregos. Essa é a meta ali colocada.

            Ali visitamos um os seus galpões, onde trabalham 1064 pessoas, além dos empregos já gerados a partir da sua, construção e instalação, que continua com a ampliação de mais galpões.

            Portanto, Sr. Presidente, vejam, quando me perguntam o que é uma grande empresa, eu digo que essa é. Dentre tantas que já ajudei a levar para o meu Estado, micro, pequenas, médias, grandes, essa me toca de modo especial. Seguramente, por ser uma única base, é provavelmente a maior empresa em geração de empregos do Piauí.

            Eu pude, ainda, me alegrar ali visitando aqueles mais de mil empregados que já estão trabalhando. Eu pude perceber a alegria nos olhos daquelas pessoas, o verdadeiro sentido da cidadania, da dignidade pelo trabalho. Ali também a empresa já contratou, como eu disse, e já estão atuando, mais de mil pessoas.

            Visitamos ali, ainda, as obras onde, até o final do ano, vão receber mais 2,5 mil homens e mulheres que ali vão trabalhar. E, no próximo ano, mais outros que vão completar mais de cinco mil empregos. Portanto, oportunizando renda e emprego para a população piauiense.

            Repito - essa empresa vai alcançar em 2014 mais de cinco mil empregos. A meta é chegar, em meados do ano que vem, ao dobro das pessoas contratadas este ano.

            Eu queria destacar também a mão de obra, que tem um perfil predominantemente de mulheres. Cerca de dois terços das pessoas que ali trabalham são mulheres. E o mais importante: também jovens. Aproximadamente, 60% das pessoas que ali trabalham são jovens de 18 a 25 anos de idade. E, mais do que isso, no primeiro emprego. Eu fiz questão: “Você já trabalhava antes?” “Não.” O outro: “Não, não trabalhava”. Então, ali, algo que é um grande desafio do Brasil, do meu Estado, e de Teresina, é a oportunidade para quem nunca tinha trabalhado, o primeiro emprego.

            Eu pude ali abraçar aqueles jovens que trabalhavam pela primeira vez, ver a sua emoção. Mas também uma fatia considerável de pessoas com mais de 40 anos, porque é uma política da empresa também olhar para pessoas que nessa idade, muitas vezes, perdem o emprego e encontram grande dificuldade de retornar às atividades.

            Então, dentre os motivos que levam a empresa a expandir os seus negócios em Teresina, o executivo explicou - o Toninho, o presidente -, primeiro, está o povo da cidade, que tem uma cultura vasta, além de uma educação de qualidade.

            Ele ficou espantado em ver as pessoas ali, universitários formados, ou pelo menos com o ensino médio já completado. E ele colocava ali que nas entrevistas o que mais chamava atenção é que alguém que já fez um curso está fazendo outro, quem fez um curso está fazendo uma pós-graduação. Então, ele disse: “Se eu pudesse dizer aqui, o seu Estado é o verdadeiro Estado da educação no Brasil. Não só pelas melhores escolas. Não só por ter o maior percentual de alunos da rede pública que ingressa nos vestibulares - mais de 60% - e por várias outras formas”.

            E eu fiquei feliz por ouvir isso de alguém do setor privado.

            Também o atraiu ali, além da qualidade da educação, a lei de incentivo fiscal dada pelo Município de Teresina e pelo Estado do Piauí, equiparando-se, com vantagens, a outras capitais onde já existe o seu empreendimento e existe call center.

            Sr. Presidente, a Vikstar desembarca no Piauí com o intuito de dobrar de tamanho. A empresa atende clientes do segmento, como eu disse, de telecomunicações e oferece todo o treinamento necessário para a capacitação técnica do funcionário.

            No dia da visita, eu vi salas de aula com 460 jovens, normalmente jovens, mas também pessoas com idade acima de 40 anos, fazendo a qualificação para ingressar nas novas turmas. O plano, portanto, é atuar em diversas áreas e o treinamento é feito na própria capital do Piauí.

            A telecomunicação, como disse, é o seu forte, mas trabalha na área de cobranças e em várias outras áreas. Ali, eu pude ver as pessoas trabalhando. A pessoa liga e pede uma informação sobre sua conta telefônica, por exemplo, e já recebe a informação.

            A meta é que Teresina seja um polo base principal dessa e de algumas das operadoras.

            O salário médio que será praticado é o mesmo de capitais como Recife e São Paulo, sempre acima do salário mínimo, e foi acordado, levando em conta os pisos, os direitos, as vantagens, com o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado do Piauí.

            Confesso, como eu disse, que já vi muitas empresas nascerem, mas é emocionante subir ali e ver aquela multidão trabalhando ao mesmo tempo. É algo realmente maravilhoso.

            Que bom que estamos conseguindo gerar mais emprego e renda no meu Piauí, como também no Brasil. Num momento em que o mundo está aí tirando postos de trabalho, em que o mundo está cortando direitos, vemos em todo o Brasil uma empresa privada pactuando com sindicatos, garantindo as condições que são regras básicas para aquela categoria.

            Mais uma vez, fechamos com novos postos positivos de empregos, mesmo com o saldo, talvez, dos mais baixos da história, na casa de 5,5% ou 6%.

            Então, é assim que estamos ajudando a melhorar a qualidade de vida dos piauienses e dos brasileiros em geral.

            O normal é eu nem tratar aqui de tantos empreendimentos que vi na área vinculada ao agronegócio, à fruticultura irrigada, ao comércio, ao comércio atacadista, a várias áreas que buscam levar empreendimentos para o meu Estado, mas isso é algo que realmente me chamou a atenção.

            Era isto que eu tinha a dizer.

            Muito obrigado.

            Agradeço a Deus e peço que Ele abençoe cada um dos que nos acompanham e que possamos gerar mais empregos no Piauí e no Brasil.

            Muito obrigado.

 

SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR WELLINGTON DIAS.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) -

            Lucro da Caixa cresce 10,3% no semestre

            Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, quero parabenizar hoje a Caixa Econômica Federal que registrou lucro líquido de R$ 3,1 bilhões no primeiro semestre de 2013, um crescimento de 10,3%, se comparado ao mesmo período do ano passado, e recorde em relação aos primeiros semestres dos anos anteriores.

            No semestre, foram contratados R$ 197,3 bilhões em crédito, 46,3% a mais que o registrado no mesmo período de 2012. A carteira de crédito alcançou saldo de R$ 431,3 bilhões, crescimento de 42,5% em 12 meses e participação de 16,95% no mercado.

            Destaque para o crédito habitacional, cuja carteira atingiu saldo de R$ 238,5 bilhões, crescimento de 34,6% nos últimos 12 meses. A Caixa é líder nesse segmento, com 69,1% do mercado.

            Outro destaque foi a conquista de 3,6 milhões de novos clientes no semestre, totalizando uma base de 68,8 milhões de correntistas e poupadores. A ampliação do número de clientes refletiu positivamente no total das captações, que apresentaram saldo de R$ 543,3 bilhões em junho de 2013.

            A Poupança da Caixa atingiu saldo de R$ 189,7 bilhões, crescimento de 17,2%.

            Para aprimorar o relacionamento com seus clientes, a Caixa deu continuidade ao processo de expansão e melhoria dos canais, iniciado em 2012. 

            Somente no primeiro semestre, foram abertas 223 novas agências e postos de atendimento, totalizando 63,7 mil pontos, nos quais foram realizadas mais de 3 bilhões de transações bancárias.

            Os números mencionados refletem a solidez da instituição financeira, senhor presidente. A Caixa Econômica Federal, da qual tenho orgulho de fazer parte, ampliou sua participação no mercado bancário brasileiro de maneira responsável e, ao mesmo tempo, fortaleceu sua condição de principal agente de políticas públicas do Governo Federal.

            Sobre os investimentos em Habitação, tenho orgulho de compartilhar esse número com vocês: os financiamentos imobiliários somaram R$ 66,1 bilhões no primeiro semestre de 2013, evolução de 43,9% em relação ao registrado no mesmo período de 2012. As operações com recursos de poupança totalizaram R$ 30 bilhões, e as linhas que utilizam recursos do FGTS, R$ 23 bilhões.

            Somente no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, a Caixa contratou R$ 28,5 bilhões no período, beneficiando 1,5 milhão de pessoas com 378,9 mil unidades habitacionais. Desse valor, 58% foram destinado a famílias com renda de até três salários mínimos.

            Dando continuidade ao Programa Caixa Melhor Crédito, lançado em abril de 2012, a instituição manteve suas taxas e prazos com as melhores condições do mercado. Além disso, diversificou sua carteira, ampliando o portfólio de produtos oferecidos a seus clientes. No semestre, foram contratados R$ 118 bilhões em operações comerciais, um aumento de 45% em relação ao registrado no primeiro semestre de 2012, totalizando R$ 151,2 bilhões de saldo, alta de 53,1% em 12 meses.

            A Caixa Econômica Federal é um banco do qual o brasileiro pode se orgulhar. 100% público, o seu lucro é revertido em benefício dos brasileiros. Parabéns a todos que fazem a CAIXA. O Brasil e o Piauí reconhecem a dedicação e a competência de vocês.

            Era isso que eu tinha a dizer, Sr. Presidente. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 22/08/2013 - Página 56171