Fala da Presidência durante a 151ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários acerca da denúncia de espionagem do governo norte-americano sobre a Petrobras.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
POLITICA EXTERNA, POLITICA ENERGETICA.:
  • Comentários acerca da denúncia de espionagem do governo norte-americano sobre a Petrobras.
Publicação
Publicação no DSF de 10/09/2013 - Página 61537
Assunto
Outros > POLITICA EXTERNA, POLITICA ENERGETICA.
Indexação
  • COMENTARIO, DENUNCIA, ESPIONAGEM, AUTORIA, GOVERNO ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), VITIMA, GOVERNO BRASILEIRO, ENFASE, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), REGISTRO, IMPORTANCIA, CONVOCAÇÃO, PRESIDENTE, SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA, COMPARECIMENTO, LOCAL, COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS, SENADO, OBJETIVO, ESCLARECIMENTOS, ASSUNTO.

     O SR. PRESIDENTE (Eduardo Suplicy. Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Primeiro, eu gostaria de mencionar que V. Exª se referiu ao encontro de cúpula do G20 em São Petersburgo, em que a Presidenta Dilma Rousseff teve a oportunidade de conversar com o Presidente Barack Obama, dizendo a ele que esperava que, até quarta-feira, houvesse melhores informações sobre a denúncia de espionagem, inclusive quanto a conversas da própria Presidenta Dilma com seus auxiliares.

Inclusive, houve espionagem ao candidato à Presidência do México, que foi eleito depois, quando lá ele dialogava com seus auxiliares.

     A Presidenta, com muita assertividade, disse ao Presidente Barack Obama que, sim, aguardava explicações, tendo em conta que está programada a sua ida aos Estados Unidos, a Washington, numa visita que vem sendo preparada já há alguns meses. Obviamente, ela quer que esse assunto esteja superado antes de ali dialogar com o Presidente Barack Obama.

     Ademais, na reunião do G20, discutiu-se o tema iminente e gravíssimo da possível intervenção bélica dos Estados Unidos na Síria.

     Ainda na última quinta-feira, na Comissão de Relações Exteriores, todos nós Senadores ali presentes recomendávamos ao Presidente Barack Obama que não usasse do meio bélico para intervir na Síria, diante de tanto poder que têm os Estados Unidos, com o apoio até, por exemplo, do Parlamento do Reino Unido, que preferiu que não houvesse a intervenção bélica, e, certamente, de toda a comunidade dos povos do mundo, atendendo até ao apelo do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moom, para que não se fizesse uma ação bélica na Síria sem antes haver a consulta ao próprio Conselho de Segurança da ONU. Por exemplo, os Governos da China e da Rússia não estão favoráveis.

     Então, imagino que a Presidenta Dilma pôde também ali dizer da preocupação do Governo brasileiro para o Presidente Barack Obama. Mas a Presidenta Dilma ainda não conhecia essa denúncia registrada no Fantástico na noite de ontem quando conversou com o Presidente Barack Obama.

     Então, avalio que, com a informação que V. Exª aqui acrescenta, é importante que possamos ouvir, sim, a Presidenta Graça Foster, quem sabe, na Comissão de Infraestrutura e na Comissão de Assuntos Econômicos o quanto antes, para sejam esclarecidos os pontos que V. Exª aqui apresenta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/09/2013 - Página 61537