Fala da Presidência durante a 151ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da apresentação de requerimento de voto de pesar pela morte do Professor Carlos Ramiro de Castro.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Registro da apresentação de requerimento de voto de pesar pela morte do Professor Carlos Ramiro de Castro.
Publicação
Publicação no DSF de 10/09/2013 - Página 61552
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • REGISTRO, APRESENTAÇÃO, REQUERIMENTO, AUTORIA, ORADOR, RELAÇÃO, VOTO DE PESAR, MOTIVO, MORTE, PROFESSOR, ESTADO DE SÃO PAULO (SP), SUPLENTE, SENADOR.

     O SR. PRESIDENTE (Eduardo Suplicy. Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Senador Randolfe Rodrigues, se V. Exª quiser presidir um pouco a sessão, eu agradeço. Mas antes eu quero aqui registrar um requerimento que encaminhei à Mesa, nos termos do art. 218, inciso II, e art. 221, inciso I, do Regimento Interno do Senado Federal, de inserção em ata de voto de pesar pelo falecimento, na madrugada da última quinta-feira, aos 64 anos, do Prof. Carlos Ramiro de Castro, o Carlão, ex-presidente do APEOESP, meu primeiro suplente de Senador, bem como a apresentação de condolências a sua mulher, Márcia Cristina, e aos filhos, Marília, Julia Helena e Thomaz.

     Eu conheci Carlos Ramiro de Castro desde os anos 80, quando ingressou no Partido dos Trabalhadores. Professor de Ciências e Biologia da rede estadual de ensino desde 1971, Carlos Ramiro de Castro - o Prof. Carlão, como era conhecido e tão querido - nasceu em Braúna, no interior do Estado de São Paulo. Carlão iniciou sua trajetória política nos anos 70, ainda no movimento estudantil.

     Em 1979, ingressou como professor efetivo da Escola Estadual Salvador Moya, no Jabaquara, Zona Sul da cidade de São Paulo. Também lecionou no Município de Peruíbe. Carlos Ramiro de Castro foi eleito Presidente do Sindicato Estadual dos Professores (APEOESP), em 2002, reelegendo-se em 2005. Presente na APEOESP desde 1978, ele foi secretário-geral da organização e também de organização do interior. Como sindicalista, entre 1997 e 2000, ocupou o cargo de secretário-geral da CUT no Estado de São Paulo. Em 2000, exerceu o cargo, também na CUT estadual, de secretário de Política Sindical e era vice-presidente da Central, em São Paulo, onde presidiu o SINP (Conselho de Política e Remuneração do Funcionalismo Público Estadual).

     O velório foi realizado no Auditório Florestan Fernandes, na sede da APEOESP, no final da tarde e noite da sexta-feira para sábado passado, na Praça da República, e, depois, durante a manhã, seguiram os seus familiares e amigos para a cidade de Braúna, onde nasceu o Prof. Carlão. Centenas de professores, amigos e companheiros de Carlão ali estavam para abraçar a sua companheira Márcia Cristina, bem como os filhos Marília, Júlia Helena e Thomaz.

     O Prof. Carlão, prezado Líder Wellington Dias, era um extraordinário companheiro nosso, do Partido dos Trabalhadores e da CUT, uma pessoa que, inclusive no último ano, estava trabalhando com o Ministro Aloizio Mercadante, da Educação, e, até os seus últimos dias de vida, deu o máximo de si para contribuir para a melhoria da educação de todos os meninos e meninas, de todos os jovens, dos adultos que não tiveram boas oportunidades de educação. Foi um batalhador notável na defesa da dignidade e da carreira dos professores do Estado de São Paulo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/09/2013 - Página 61552