Discurso durante a 148ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da aprovação da PEC referente à extinção do voto secreto no Congresso Nacional.

Autor
Lúcia Vânia (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/GO)
Nome completo: Lúcia Vânia Abrão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
REFORMA POLITICA, CONGRESSO NACIONAL.:
  • Defesa da aprovação da PEC referente à extinção do voto secreto no Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 06/09/2013 - Página 60866
Assunto
Outros > REFORMA POLITICA, CONGRESSO NACIONAL.
Indexação
  • DEFESA, APROVAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, REFERENCIA, EXTINÇÃO, VOTO SECRETO, CONGRESSO NACIONAL.

            A SRª LÚCIA VÂNIA (Bloco Minoria/PSDB - GO. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, em primeiro lugar, gostaria de cumprimentá-lo, Sr. Presidente, pelo esforço no sentido de fazer com que os trabalhos da Casa se tornem a cada dia mais ágeis.

            Em relação à questão do voto aberto, eu não entendi bem o procedimento. Essa matéria chega aqui e vai a uma comissão especial ou não?

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Tramita na Comissão de Constituição e Justiça, primeiramente.

            A SRª LÚCIA VÂNIA (Bloco Minoria/PSDB - GO) - A matéria no seu todo?

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - É, a matéria no seu todo, e já há uma disposição de que poderá haver uma deliberação com relação ao mérito da matéria e a constitucionalidade na próxima quarta-feira.

            A SRª LÚCIA VÂNIA (Bloco Minoria/PSDB - GO) - Em relação à questão dos votos para escolha de autoridades e para os vetos, eu quero comunicar a V. Exª que uma das grandes demandas da Ouvidoria hoje é no sentido de questionar os Parlamentares sobre o porquê de votarem a favor de determinado projeto e, de repente, votarem a favor do veto. Então, eu acho que nós precisávamos discutir mais profundamente essa questão.

            Quero aqui hipotecar o meu apoio ao Senador Paim.

            Eu acredito que o voto tem que ser aberto para todas as situações. Se votarmos o voto aberto só para a cassação de mandatos, vamos ficar devendo à sociedade esta resposta: por que o Parlamentar vota de uma forma e, posteriormente, vota de outra? Isso suscita mil ilações. Portanto, acredito que seria muito importante que debatêssemos isso mais amplamente.

            Quero cumprimentar V. Exª também, como representante do Estado de Alagoas, por ver seu Estado livre da febre aftosa, com a vacinação, que é o primeiro passo, mas tenho certeza de que, logo, logo, V. Exª, juntamente com todas as Lideranças daquele Estado, terá a conquista do Estado livre da aftosa, inclusive sem vacinação.

            Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/09/2013 - Página 60866