Pronunciamento de Ciro Nogueira em 05/09/2013
Discurso durante a 148ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Regozijo com os planos de implantação de uma usina termelétrica de biomassa no Estado do Piauí.
- Autor
- Ciro Nogueira (PP - Progressistas/PI)
- Nome completo: Ciro Nogueira Lima Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
POLITICA ENERGETICA.:
- Regozijo com os planos de implantação de uma usina termelétrica de biomassa no Estado do Piauí.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/09/2013 - Página 60977
- Assunto
- Outros > POLITICA ENERGETICA.
- Indexação
-
- ANUNCIO, INSTALAÇÃO, USINA TERMOELETRICA, LOCAL, MUNICIPIO, CANTO DO BURITI (PI), ESTADO DO PIAUI (PI), IMPORTANCIA, AUMENTO, PRODUÇÃO, ENERGIA ELETRICA, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
O SR. CIRO NOGUEIRA (Bloco Parlamentar Maioria/PP - PI. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, quero registrar aqui, nesta tribuna, uma notícia bastante gratificante: o Piauí abrigará, em breve, um grande empreendimento energético renovável e sustentável. Trata-se de uma termelétrica movida a biomassa, que terá a capacidade de produzir 150 megawatts de energia - a Usina Termelétrica Flexível Canto do Buriti, movida a cavaco de eucalipto e resíduo de floresta. A expectativa é de que essa produção possa abastecer o mercado consumidor já a partir do ano de 2018.
Essa notícia vem, realmente, em boa hora, considerando que há uma crescente demanda por energia no Piauí. Para se ter uma ideia, a capacidade instalada de 150 Megawatts corresponde a 1/4 da energia consumida anualmente em nosso estado - ou, ainda, equivale a atender 650 mil pessoas.
Outro motivo que nos alegra é que gerar energia a partir de fontes renováveis representa redução do impacto no meio ambiente. Os benefícios são muitos, e eu incluo, ainda, que toda a região do município do Canto do Buriti será favorecida com a construção da Termelétrica. Por exemplo: durante a fase de implantação será gerada uma média de dois mil a três mil empregos, dos quais 25% serão diretos e 75% indiretos. Já durante a operação serão contratados mil trabalhadores - sendo 600 empregos ligados diretamente ao empreendimento e 400 empregos gerados pelo efeito da renda.
Sr. Presidente, a Termelétrica Canto do Buriti, sem dúvida, trará mais desenvolvimento para a região, assegurando melhoria da qualidade de vida nas áreas em que tenha influência direta.
Temos a perspectiva de que os novos contratos de energia resultem no aumento da competitividade do mercado e, em consequência, na modicidade tarifária, com a prática de preços moderados.
Temos, também, a expectativa de que a produção de energia térmica a biomassa ganhe espaço, uma vez que esse tipo de eletricidade pode ter como fonte variadas matérias orgânicas, tais como madeira, soja, arroz, cana de açúcar e até lixo. E o nosso Piauí tem potencialidade para gerar energia a partir da casca do arroz, da castanha do caju e da cana de açúcar.
Para encerrar, o Estado do Piauí inova na geração de energia limpa; seremos brindados com oportunidades de trabalho e, naturalmente, conforto e segurança no uso de energia elétrica. A Usina Termelétrica Canto do Buriti é muito bem vinda ao nosso querido estado e, posto isso, desejamos sucesso ao empreendimento.
Era o que eu tinha a dizer. Obrigado, Senhor Presidente.