Pronunciamento de Cássio Cunha Lima em 04/09/2013
Pela Liderança durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Satisfação pela aprovação de matérias relacionadas ao esporte e à educação no âmbito da CE.
- Autor
- Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
- Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela Liderança
- Resumo por assunto
-
ESPORTE.
EDUCAÇÃO.:
- Satisfação pela aprovação de matérias relacionadas ao esporte e à educação no âmbito da CE.
- Publicação
- Publicação no DSF de 05/09/2013 - Página 60095
- Assunto
- Outros > ESPORTE. EDUCAÇÃO.
- Indexação
-
- REGISTRO, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, LOCAL, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SENADO, ASSUNTO, ELEIÇÕES, DIRIGENTE, ENTIDADE, ESPORTE PROFISSIONAL.
- REGISTRO, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, RELATOR, ORADOR, AUTORIA, CYRO MIRANDA, SENADOR, ESTADO DE GOIAS (GO), LOCAL, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SENADO, ASSUNTO, REGULAMENTAÇÃO, CURSO DE MESTRADO, PREVISÃO, ENFASE, MAGISTERIO SUPERIOR.
- REGISTRO, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, LOCAL, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SENADO, ASSUNTO, OBRIGAÇÃO, INSTALAÇÃO, BIBLIOTECA, ESCOLA PUBLICA, BRASIL.
O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Minoria/PSDB - PB. Pela Liderança. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente Ana Amélia, Srªs e Srs. Senadores, ontem, eu talvez tenha vivido um dos dias mais especiais na minha trajetória como representante da Paraíba neste Senado Federal, especificamente na Comissão de Educação, por matérias que foram por mim relatadas e aprovadas e outra, de minha autoria, igualmente aprovada.
E ocupo essa tribuna para tornar do conhecimento da Casa e do conhecimento do público telespectador da TV Senado, da Rádio Senado, da imprensa, dos funcionários, o teor dessas matérias de grande alcance para a educação e para o esporte brasileiro.
No que diz respeito ao esporte, depois de mais de 30 anos, de três décadas de tentativas sem êxito, conseguimos aprovar, em caráter terminativo, na Comissão de Educação, projeto de lei de minha autoria, relatado pela Senadora Lídice da Mata, que estabelece regras para a reeleição dos dirigentes das federações e confederações de esportes no Brasil.
Não tratei apenas do futebol, esse patrimônio imaterial do povo brasileiro, mas sim de todas as modalidades esportivas, estabelecendo o critério de uma única reeleição, com as normas de inelegibilidade, tal qual a das eleições gerais, não permitindo que haja sucessão com cônjuges e com parentes até segundo grau e respeitando o período de transição para que a minha iniciativa não fosse confundida com qualquer tentativa de gerar instabilidade para a realização da Copa do Mundo, muito menos para a Olimpíada. Tive o cuidado de respeitar essa transição e os atuais mandatários para também descaracterizar qualquer medida casuística ou personalística que fosse atingir esse ou aquele dirigente.
O meu intuito, acolhido unanimemente pelos membros da Comissão de Educação, foi tão somente atender a uma reivindicação antiga de atletas, de torcedores, do povo brasileiro, que não compreende os cartórios que foram criados em determinadas federações e confederações esportivas, tendo como exemplo algumas delas em que os dirigentes permanecem à frente dessas entidades por mais de 40 anos.
Então, a matéria foi aprovada e vai agora à Câmara dos Deputados. Conversei ontem com o Deputado Romário, a quem passei essa bola, para que nós possamos ter a aprovação dessa matéria também na Câmara Federal, atendendo assim a essa reivindicação, principalmente dos atletas, mas também de brasileiros e brasileiras do País inteiro.
Outra matéria aprovada, de autoria do Senador Cyro Miranda, estabelece regras muito claras para que os mestrandos do Brasil possam ter uma forte orientação didática, pedagógica. Como o próprio nome diz, o mestre é aquele que deve estar em sala de aula, ministrando o seu saber, transferindo o seu conhecimento para os nossos estudantes.
Ocorre que, de alguns anos para cá, no Brasil, nós estamos vendo, cada vez mais, os cursos de especialização e de mestrado muito focados para a pesquisa, para as ações acadêmicas, distanciando-se, cada vez mais, da didática, da pedagogia, do exercício do magistério na sala de aula. É na sala de aula que a transformação acontece e nós precisamos treinar, qualificar, capacitar professores para que eles estejam aptos…
(Soa a campainha.)
O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Minoria/PSDB - PB) - … a ensinar com técnica, porque existe sim uma técnica para repassar o conhecimento e o saber. É preciso que, cada vez mais, nossos professores possam responder à pergunta básica: o quê ensinar aos nossos estudantes e como ensinar. De forma tal que a medida aprovada se constitui em um avanço muito grande nessa transformação profunda, nessa verdadeira revolução que a educação brasileira necessita passar.
Por fim, para que eu não extrapole no tempo, pela segunda vez, aprovamos dispositivo que obriga a instalação de bibliotecas em todas as escolas públicas e escolas particulares de nosso País, com a presença de profissionais qualificados para que o estímulo à leitura, a capacitação dos profissionais (bibliotecários, sobretudo), em respeito a esses profissionais tão desvalorizados no Brasil, possa também ser mais um passo importante para a transformação que a educação brasileira precisa passar.
(Soa a campainha.)
O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Minoria/PSDB - PB) - Agradeço a tolerância de V. Exª, Presidente Ana Amélia; agradeço o tempo concedido e fica a comunicação ao Senado e também, naturalmente, à Câmara e ao povo brasileiro dessas três importantes iniciativas e medidas aprovadas ontem no âmbito da Comissão de Educação do Senado.
Muito obrigado pela tolerância.