Pela Liderança durante a 147ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro dos escândalos envolvendo a cúpula do Governo Federal.

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • Registro dos escândalos envolvendo a cúpula do Governo Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 05/09/2013 - Página 60102
Assunto
Outros > CORRUPÇÃO, GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • CRITICA, ATUAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, REFERENCIA, MANUTENÇÃO, MANDATO, DEPUTADO FEDERAL, CONDENAÇÃO CRIMINAL, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF), DEFESA, NECESSIDADE, EXTINÇÃO, VOTO SECRETO, AMBITO, LEGISLATIVO, REPUDIO, CRIME, LOCAL, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, CASA CIVIL, ASSUNTO, CORRUPÇÃO, PEDOFILIA.

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, esta semana foi a semana do horror. Esta semana, na minha vida, vai ficar como uma semana inesquecível.

            O que aconteceu na Câmara, Sr. Presidente, desmoraliza a classe política brasileira. Tentar consertar o que fez a Câmara com o voto secreto pode até amenizar, mas o povo brasileiro jamais esquecerá esse episódio em que 131 - vou repetir, senhores e senhoras, brasileiros e brasileiras -, em que 131 Deputados Federais concordaram em manter um Deputado Federal com mandato, apesar de ele estar preso e ter cometido um crime grave. Isso é um terror!

            Em 2010, comecei a fazer o pronunciamento, nesta tribuna, meus queridos conterrâneos paraenses de Nossa Senhora de Nazaré, pedindo o fim do voto secreto. Não tem exceção nenhuma: eu quero mostrar meu voto em todas as votações, sejam quais sejam, para todo meu Estado e toda minha Nação! Eu não quero que burlem o meu direito de mostrar meu voto; eu quero votar aberto, eu quero dizer em quem estou votando e no que estou votando. Um horror! Dava para fazer um filme de terror... Os petistas que se diziam tão sérios, o tempo mostrou que de seriedade não têm absolutamente nada. Fugiram, não votaram, se esconderam, covardemente, à ordem, lógico, do comando da Presidência deste País. E, por falar em Presidência deste País, meu nobre Presidente, outro horror, outro terror surge nesta semana. É a semana do terror! Nunca se viu acontecer na história deste País, Presidente, um fato igual na Câmara! Nunca se viu ocorrer neste País, brasileiros e brasileiras, uma Casa Civil tão cheia de horrores, uma Casa Civil que é mais um recorde petista na história do Brasil. Quantos escândalos! Quantos demitidos! Quantos tentando obter para si, através da política, o dinheiro público. Começou com Waldomiro... Lembram-se do Waldomiro, na Casa Civil? Aí Lula chegou e disse: “Não vi, não quero saber. Não é comigo esse negócio de Waldomiro!

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Eu não quero saber de jogo de bicho, eu não arrecadava dinheiro. Não sou eu, não fui eu! Eu não vi”, disse Lula. Para acabar com a história de Lula, veio o chefe de uma quadrilha poderosa. Um dos maiores chefes de quadrilha que este Brasil já teve (na Casa Civil também!), o famoso Dirceu... Mais um! Aí, Lula já começou a não saber mais, Pedro Simon, meu querido Líder, meu querido Senador tão conceituado e respeitado neste País. Ah, se o Senado fosse cheio de Pedros Simons, seria uma maravilha! Aí, o Dirceu veio e disse, que inocente, que não sabia de nada...

(Interrupção do som)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - ... que não comprava Deputado... (Fora do microfone.) Obrigado, Presidente.

            E, aí, continuamos a história do terror, continuarmos o filme do terror. Veio a Erenice, descobriram a Erenice. Onde estás, Erenice, neste momento em que falo aqui? Mais um para completar o filme de terror da Casa Civil. E continua a história, Presidente.

            Já vou descer.

            Depois veio o Palocci. O tão conceituado Palocci, cara de ingênuo, só faltava colocar uma asa de anjo no Palocci para ele voar. Corrupto! Mais um escândalo na Casa Civil. E, se não bastasse, agora, nesta semana, se descobre - na Casa Civil também, brasileiros e brasileiras - um pedófilo. Preso no Estado do Paraná, onde as meninas... Ele, por exercer um cargo na Casa Civil, um cargo de alto nível, se prevalecia, para poder conquistar, a peso de dinheiro, as crianças, as meninas e exercer a pedofilia.

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Brasil - já vou descer, Presidente -, Brasil, olhem aqui, brasileiros, olhem aqui, brasileiros, uma menina de 12 anos de idade, eu vou ler o que ela dizia.

            O Ministério Público colheu depoimento de crianças que se apresentaram como vítimas de Eduardo Gaievski, demitido na semana passada da Presidência da República, Gabinete Civil.

            As garotas recebiam dinheiro em troca de favores sexuais. E ela falou, chorando, emocionada: “Ele acabou com a minha vida”.

            Dilma, isso é demais, Dilma.

(Interrupção do som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - O País não pode mais encarar os abusos do PT ou do Governo brasileiro. Presidente, som. (Fora do microfone).

            Deixe-me falar um pouquinho dos escândalos, Presidente, por favor.

            Dilma, o povo brasileiro vai voltar às ruas, Dilma. Você continua enganando o povo brasileiro, Dilma. Você não é capaz de dirigir este País. Falta competência para você e para os assessores seus, Dilma.

            Você erra na saúde, e o povo brasileiro sofre. Você erra em combater a violência neste País. Quantos brasileiros tombam por falta da sua capacidade, Presidenta.

            O Gabinete de V. Exª não conta muito tempo para ter um escândalo.

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - É um escândalo atrás do outro, Presidenta. Logo do lado de V. Exª. Bem pertinho de V. Exª. Cadê a competência para ver que esse moço, esse Eduardo, era um pedófilo e estava do lado de vocês?

            Vocês criaram a pior qualidade de pessoas dentro do partido, para exercer funções neste País. Isto é lamentável.

            Vai Brasil! Vai Brasil! Só assim, talvez, se consiga alguma coisa. Talvez se pare de maltratar o povo brasileiro pobre.

            Essas crianças todas eram pobres. Todas as crianças que foram...

(Interrupção do som.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Vai, Brasil! Vai com coragem, Brasil! (Fora do microfone.) Vai dizer “não” aos políticos safados, Brasil! Vai, você está vendo. O povo brasileiro está vendo o que a Câmara fez.

            O povo brasileiro está vendo escândalo em cima de escândalo. Escândalos cínicos, dentro do próprio Governo, perto da Presidenta da República. Quantos já aconteceram? Só eu citei seis agora.

            Vai, Brasil! Vai, Brasil! Só assim a gente conquista e a gente consegue, com luta, com bravura, com brasilidade, com amor, com aquelas palavras que estão naquela bandeira, com ordem, mas pedindo progresso, porque, hoje, não se tem nem ordem nem progresso nessa Pátria. Essa bandeira deve estar humilhada, essa bandeira está pisoteada com o que acontece neste País.

            Vai, brasileiro, vai! Vai às ruas...

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Minoria/PSDB - PA) - Pede, Brasil. Pede, com luta, com bravura. Pede a saída desses políticos safados que envergonham a Nação!

            Muito obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/09/2013 - Página 60102