Pela ordem durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra a visita no gabinete de representante da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Autor
Paulo Davim (PV - Partido Verde/RN)
Nome completo: Paulo Roberto Davim
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Registra a visita no gabinete de representante da Sociedade Brasileira de Dermatologia
Publicação
Publicação no DSF de 11/09/2013 - Página 61910
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, GABINETE, ORADOR, REPRESENTANTE, REPRESENTAÇÃO CLASSISTA, OBJETIVO, RECEBIMENTO, APOIO, MOBILIZAÇÃO, INSTITUIÇÃO CIENTIFICA, DERMATOLOGIA, PAIS.

            O SR. PAULO DAVIM (Bloco Maioria/PV - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de registrar a visita que recebi há poucos instantes, no gabinete, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

            Está acontecendo aqui em Brasília, inclusive se conclui hoje, o Congresso Brasileiro de Dermatologia. É um congresso grandioso, um congresso de uma especialidade respeitada, um congresso bastante participativo.

            O motivo pelo qual a Sociedade Brasileira de Dermatologia nos procurou foi no sentido de receber de nossa parte o apoio para uma mobilização que essa sociedade científica está fazendo no Brasil. E também para que nós fizéssemos chegar ao Ministério da Saúde o pleito da Dermatologia do Brasil no sentido de o Ministério liberar o medicamento chamado imunobiológico para os tratamentos das psoríases, uma doença dermatológica, que para certo segmento é muito grave. Lança-se mão desse tratamento com imunossupressores e corticóides, mas há um segmento, um percentual de pacientes que precisa de um tratamento mais avançado.

            Essa droga é distribuída pelo SUS para algumas outras patologias, como, por exemplo, a artrite. Mas o Sistema Único de Saúde não libera esse tratamento para psoríase. Então, é um pleito da Sociedade de Dermatologia e dos dermatologistas que trabalham com psoríase, sobretudo dos pacientes que sofrem desse problema, que é um problema realmente muito sério, que faz a família sofrer, o paciente sofrer.

            E o pleito da Sociedade é para que o SUS libere essa droga para também ser utilizada para os pacientes portadores de psoríase. Então, vieram nos solicitar esse apoio.

            Nós entramos em contato com o Ministério e estamos tentando uma audiência para amanhã, juntamente com os dermatologistas da Sociedade que nos procuraram, na tentativa de conseguir essa liberação.

            Da mesma forma, eles aproveitaram a oportunidade para pedir o nosso apoio e empenho para que eles possam realizar, em 2014, o Congresso Mundial de Dermatologia no Brasil.

            Eu queria fazer esse registro e também dizer do nosso empenho no sentido de ajudar esses pacientes que precisam dessa medicação.

            Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/09/2013 - Página 61910