Discurso durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Mário Couto (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
Nome completo: Mário Couto Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 11/09/2013 - Página 61972

            O SR. MÁRIO COUTO (Bloco Parlamentar Minoria/PSDDB - PA. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, há um projeto do Senador Aécio Neves, com o parecer do Senador Sarney, em relação ao que V. Exª está abordando agora, as medidas provisórias. Era importante que se pudesse pautar esse projeto. Leia esse projeto e veja a importância dele. Assim, nós acabaríamos com o excesso. Assim, nós acabaríamos com o desgaste do Senado.

            Eu tenho notado, ao longo do tempo, ao longo da sua administração, que V. Exª tem feito uma administração bem superior à que havia quando cheguei ao Senado. Bem mais preocupado com a ética, com a moral, com a moralização do Senado. Eu acho que V. Exª poderia agora dar essa demonstração, e esta Casa, Presidente, tem que, com os Senadores, com V. Exª, mostrar moralidade à Nação brasileira, senão todos nós nos tornamos meros cidadãos que estamos aqui ganhando dinheiro da Pátria, sem que ninguém acredite em nós. Ninguém! Essa é a verdade de hoje.

            Eu tenho visto que V. Exª tem se esforçado no sentido dessa moralização. Quero até parabenizá-lo por isso. Aquilo que é sincero eu falo, aquilo que eu vejo eu falo, eu não tenho medo absolutamente de nada. Eu tenho notado tanto V. Exª quanto a Câmara, e o que aconteceu na Câmara não foi culpa do Presidente, foi culpa dos Deputados aquele episódio da semana passada.

            Vamos ver o voto aberto. O voto tem de ser aberto, Presidente. Nós temos de abrir os nossos votos, a sociedade espera por isso, ela quer isso. Se nós queremos moralizar, se V. Exª está demonstrando isso, esse esforço nesse sentido, vamos nessa direção que vai dar certo.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/09/2013 - Página 61972