Pela ordem durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Saudação a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pelos 64 anos de fundação da entidade.

Autor
Blairo Maggi (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Blairo Borges Maggi
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Saudação a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), pelos 64 anos de fundação da entidade.
Publicação
Publicação no DSF de 11/09/2013 - Página 61983
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • SAUDAÇÃO, ASSOCIAÇÃO DE CLASSE, MAGISTRADO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO.

            O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco União e Força/PR - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Vou aproveitar que estamos em votação e farei aqui a leitura de um expediente, saudando a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), na pessoa do seu Presidente, o Desembargador Henrique Nelson Calandra, e seus diretores, pelos 64 anos de fundação da entidade.

            Neste dia, parabenizo também cada magistrado pelo esforço e trabalho realizado com o objetivo de fortalecer um dos pilares da nossa democracia, que é o Poder Judiciário.

            Quero aqui elogiar o trabalho dessa Associação que se preocupa com a atuação de todos os seus membros que trabalham por uma Nação justa, em que, acima de tudo, seja preservada a democracia.

            Srªs e Srs. Senadores, não se constrói um país desenvolvido e soberano sem um Judiciário forte e independente!

            Buscando a defesa dos direitos e garantias dos magistrados e o fortalecimento do Poder Judiciário, a Associação dos Magistrados brasileiros vem desempenhando, ao longo dos últimos anos, inúmeros trabalhos, debates e cursos de especialização voltados à qualificação dos magistrados e à excelência no exercício da profissão.

            Quero destacar o trabalho realizado junto a esta Casa, onde, com serenidade e diálogo, conseguimos inúmeros avanços, sempre buscando o aperfeiçoamento legislativo, anseio da sociedade moderna, em constante transformação.

            Atuando de forma articulada, a AMB (Associação dos Magistrados do Brasil) possui uma imensa base representativa, que atualmente congrega 36 associações regionais - 27 delas formadas por juízes estaduais; 7, por juízes trabalhistas; e 2, por juízes militares, além de um grupo de magistrados federais que também são associados. Juntas, representam quase 14 mil magistrados no Brasil.

            Mas a importância da Associação dos Magistrados Brasileiros não se esgota no aspecto representativo, ela empenha-se em alcançar um Poder Judiciário mais ético e transparente, tal como desejado pelo conjunto da magistratura nacional.

            Vejo como imensurável o papel que a AMB desempenha no progresso da cidadania do nosso País. Assim, gostaríamos de apresentar, no aniversário dessa associação, os nossos mais efusivos cumprimentos a todos os magistrados, na certeza de que a sua atuação conjunta sempre representará um valioso bem coletivo, voltando à plena emancipação cidadã do povo brasileiro.

            Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, aproveito também para saudar a magistratura do meu Estado, Mato Grosso, na pessoa do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Orlando de Almeida Perri, que vem presidindo aquela casa com grande competência e determinação.

            Quero também saudar o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Mato Grosso, na pessoa do Desembargador Juvenal Pereira da Silva, nosso Presidente.

            Por fim, congratulo o Presidente da Associação dos Magistrados do meu querido Estado do Mato Grosso, Desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, e todos os magistrados mato-grossenses.

            Antes de terminar, reitero, Srªs e Srs. Senadores, a relevância que essa associação, a AMB, representa no fortalecimento, na consolidação do estado democrático de direito, exercendo seu papel com determinação, imparcialidade e retidão.

            Parabéns, mais uma vez, e longa existência a essa tão importante associação!

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/09/2013 - Página 61983