Discurso durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra a publicação pela CNT de uma pesquisa em que 73,9% dos brasileiros apóiam o Programa Mais Médicos.

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
PROGRAMA DE GOVERNO, SAUDE.:
  • Registra a publicação pela CNT de uma pesquisa em que 73,9% dos brasileiros apóiam o Programa Mais Médicos.
Publicação
Publicação no DSF de 11/09/2013 - Página 61995
Assunto
Outros > PROGRAMA DE GOVERNO, SAUDE.
Indexação
  • REGISTRO, PUBLICAÇÃO, PESQUISA, PROGRAMA, EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES, REFERENCIA, AVALIAÇÃO, APOIO, POPULAÇÃO, RELAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, CONTRATAÇÃO, MEDICO, PAIS ESTRANGEIRO, TRABALHO, SAUDE PUBLICA, PAIS.

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, pela ordem. Apenas para fazer um registro importantíssimo.

            Hoje, a CNT publicou uma pesquisa importante - é bom, pois o nosso Senador Humberto Costa é um dos grandes líderes neste tema da saúde - em que 73,9% dos brasileiros apoiam o Programa Mais Médicos. Digo isso, Sr. Presidente, pela importância dessa convicção de praticamente 74% da população brasileira. Os dados revelam que 49,6% dos entrevistados acreditam que o programa solucionará problemas graves relacionados à saúde no País. Inclusive, outros 34,7% acham que vai melhorar nos próximos seis meses.

            Eu falo isso para mostrar que estava correta a corajosa posição da Presidenta Dilma na defesa desse programa, e também a nossa posição, como Bloco, como Partido dos Trabalhadores na defesa desse Programa.

            Destaco aqui exatamente o trabalho do Senador Humberto Costa, que levantou aqui, de forma corajosa. Mesmo quando ainda não havia uma posição do Governo sobre os temas que deveria abordar, ele já entendia que precisava resolver o problema da falta de médicos, o problema da falta das condições de atendimento, o problema da estrutura das unidades, o problema da média complexidade. Por isso mesmo, o Senador Humberto Costa aqui assume a difícil responsabilidade de ser o Relator que garante as condições do financiamento - aliás, tema esse que tratamos hoje com a Presidenta. E estamos buscando costurar um entendimento para ampliar mais recursos para a saúde.

            É claro que eu comemoro também, na mesma pesquisa, a compreensão da população e o apoio à Presidenta. Agora, desta vez, a sua aprovação sobe de 49,3% para 58%. A porcentagem dos que avaliavam o seu Governo ruim e péssimo cai de 29,5% para 21%; dos que avaliam ótimo e bom, sobe de 31,3% para mais de 38%.

            Então, eu queria aqui, também como Líder do Partido dos Trabalhadores, dizer da nossa confiança no trabalho do Governo da Presidenta Dilma e da necessidade de tratarmos, com toda a prioridade, esse tema da saúde, porque, lá no meu Estado do Piauí e em muitos lugares do Brasil, precisamos é de mais médicos. Em primeiro lugar, médicos brasileiros; em segundo lugar, pessoas do Brasil que estudaram em outros lugares; e, não havendo essa condição... Essa aprovação aqui é de médicos estrangeiros. É o povo brasileiro dizendo: “Quero uma solução, venha de onde vier.” É claro, nós defendemos a prioridade com médicos brasileiros.

            Desculpe-me por esse tempo, mas eu queria, Sr. Presidente, fazer esse importante registro.

            Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/09/2013 - Página 61995