Pela ordem durante a 152ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registra a positiva decisão do Presidente Barack Obama ao pedir para o Congresso norte-americano adiar a sua decisão sobre eventual operação bélica na Síria.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL.:
  • Registra a positiva decisão do Presidente Barack Obama ao pedir para o Congresso norte-americano adiar a sua decisão sobre eventual operação bélica na Síria.
Publicação
Publicação no DSF de 11/09/2013 - Página 61997
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL.
Indexação
  • ELOGIO, DECISÃO, PRESIDENTE, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), ADIAMENTO, INTERVENÇÃO, MILITAR, PAIS ESTRANGEIRO, SIRIA.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu aqui converso com o Embaixador Ibrahim, da Palestina, que inclusive nos convida hoje para um diálogo com os embaixadores árabes. 

            Quero transmitir que achei positiva a decisão do Presidente Barack Obama ao pedir para o Congresso norte-americano adiar a sua decisão sobre eventual operação bélica na Síria, em decorrência da proposta da Rússia feita ao governo sírio de apresentar as armas químicas.

            Portanto um passo muito importante, Senador Inácio Arruda, para uma eventual negociação pacífica ali no Oriente Médio. Eu estava perguntando a opinião do Embaixador da Palestina e ele disse que todos os embaixadores árabes consideram isso um passo positivo. Possa o Presidente Barack Obama, que ainda outro dia homenageou Martin Luther King Jr., seguir as recomendações de Martin Luther King Jr. de sempre procurar confrontar a força física com a força da alma.

            A mesma recomendação que aqui fazemos aos Black Bloc, aos anônimos e àqueles que por vezes têm procurado expressar os seus sentimentos por meios que não sejam os pacíficos.

            Então, para a nação mais poderosa do mundo, que possa, na medida do possível, sempre usar os meios pacíficos. É a nossa recomendação. Por isso quis fazer este registro.

            Perdoe-me, Senador Inácio, mas eu sei que isso também é importante para V. Exª e para o PCdoB.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/09/2013 - Página 61997