Pela ordem durante a 165ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao aniversário de 109 anos de fundação do município de Sena Madureira, no Estado do Acre.

Autor
Jorge Viana (PT - Partido dos Trabalhadores/AC)
Nome completo: Jorge Ney Viana Macedo Neves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Homenagem ao aniversário de 109 anos de fundação do município de Sena Madureira, no Estado do Acre.
Publicação
Publicação no DSF de 26/09/2013 - Página 66522
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, SENA MADUREIRA (AC), ESTADO DO ACRE (AC).

            O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Só um comentário à fala do Senador Paulo Paim. Ele fala que está há muito tempo aqui, mas ele trabalha como se estivesse começando todo dia. É um exemplo dos mais dedicados Senadores que temos aqui na Casa. Como Vice-Presidente da Casa, sou testemunha disso e, como colega, também.

            Mas, Srª Presidente, eu pedi a palavra pela ordem, porque quero só fazer um registro, muitíssimo breve, dos 109 anos de Sena Madureira, um dos Municípios mais importantes do Acre.

            Leio um brevíssimo texto que pus na minha fan page e que compartilho no dia de hoje, em que celebramos o aniversário de Sena.

Com a criação do Território Federal do Acre não havia uma única cidade onde instalar a sede do Departamento do Alto Purus - estou me referindo ao começo do século XX. Ao longo dos rios da região só havia seringais, imensas áreas de terra controladas pelos seringalistas. Inicialmente o General Siqueira de Menezes, nomeado Prefeito Departamental, queria implantar a sede do departamento no seringal São José, na foz do Rio Macauã, mas o alto preço solicitado por seu proprietário fez com que o General optasse pela desapropriação do lugar em que até hoje se encontra a cidade de Sena Madureira.

Começava assim, em 25 de setembro de 1904, meio sujeita ao acaso e meio definida pela determinação de seus moradores, a história de uma das mais importantes cidades acrianas. A capital do Iaco e do Purus, que ainda teria que enfrentar a presença de peruanos que pretendiam retomar parte dessas terras, em 1905, teve que enfrentar uma dura e sangrenta revolta autonomista em 1912.

Apesar de todas as dificuldades, a cidade se manteve sempre firme, ao longo deste século de existência, na luta por um Acre soberano.

Então, hoje é dia de parabenizar a todos os sena-madureirenses e de comemorar seus 109 anos de uma linda história de lutas e conquistas!

            Era isso, Srª Presidente, que eu gostaria de falar por meio da TV Senado e da Rádio Senado. Tenho a oportunidade de passar essa mensagem a toda a população de Sena Madureira, como já fez o Senador Sérgio Petecão e também o nosso colega Senador Anibal Diniz.

            Esse texto pequeno que acabei de lei é parte da minha fan page de hoje e está sendo compartilhado com os sena-madureirenses queridos e amigos que temos naquela bela cidade.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/09/2013 - Página 66522