Comunicação inadiável durante a 153ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem ao Deputado Federal José Genuino, ex presidente do PT.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • Homenagem ao Deputado Federal José Genuino, ex presidente do PT.
Aparteantes
Wellington Dias.
Publicação
Publicação no DSF de 12/09/2013 - Página 62374
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • HOMENAGEM, DEPUTADO FEDERAL, JOSE GENOINO, EX PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), APRESENTAÇÃO, MANIFESTAÇÃO, SOLIDARIEDADE.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Flexa Ribeiro, em primeiro lugar, quero expressar, juntamente com mais de quatro mil pessoas que encaminharam, ontem, uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal, a respeito do ex-presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Deputado Federal José Genoino, uma manifestação solidária a ele no seguinte sentido:

Nós estamos aqui!

Somos um grupo grande de brasileiros iguais a você, que deseja um país melhor.

Estamos aqui para dizer em alto e bom som que José Genoino é um homem honesto, digno, no qual confiamos.

Estamos aqui porque José Genoino traduz a história de toda uma geração que ousa sonhar com liberdade, justiça e pão.

Estamos aqui, mostrando nossa cara, porque nos orgulhamos de pessoas como ele, que dedicam sua vida para construir a democracia que hoje conhecemos.

Genoino personifica um sonho. O sonho de que um dia teremos uma sociedade em que haja fraternidade e todos sejam, de fato, iguais perante a lei.

            Os Senadores do PT presentes à reunião da Bancada hoje, Eduardo Matarazzo Suplicy; nosso Líder, Wellington Dias; o ex-Líder da Bancada, Humberto Costa; Ana Rita; e Anibal Diniz -- e acredito que todos os demais, quando forem consultados, que não estavam na reunião --, todos nós assinamos esta manifestação, e com muita confiança de que o seu julgamento no Supremo Tribunal Federal leve em consideração todos os elementos de defesa apresentados por José Genoino e por seus advogados.

            O Sr. Wellington Dias (Bloco Apoio Governo/PT - PI) - Senador Suplicy.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Eu gostaria de… Sim, Senador Wellington Dias, se o Senador Flexa Ribeiro assim o permitir,…

            O Sr. Wellington Dias (Bloco Apoio Governo/PT - PI) - Sr. Presidente, permita-me…

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - … porque é breve comunicação.

            O SR. PRESIDENTE (Flexa Ribeiro. Bloco Minoria/PSDB - PA) - Senador Wellington Dias, o Senador Suplicy é um rigoroso regimentalista e sabe que em comunicação inadiável não é permitido aparte. Mas, Senador,…

             O Sr. Wellington Dias (Bloco Apoio Governo/PT - PI) - É um caso excepcionalíssimo.

            O SR. PRESIDENTE (Flexa Ribeiro. Bloco Minoria/PSDB - PA) - … eu vou abrir uma excepcionalidade para todos nós ouvirmos o aparte, sempre brilhante, do Senador Wellington Dias.

            O Sr. Wellington Dias (Bloco Apoio Governo/PT - PI) - Obrigado. Eu queria apenas me somar a essa manifestação. Eu a subscrevo. com V. Exª, com muita honra para mim, assim como com os membros da nossa Bancada, como V. Exª bem disse. Queria dar o meu testemunho sobre José Genoino. Aliás, V. Exª ontem fez, também, aqui, um emocionante registro sobre o nosso ex-Deputado e um dos fundadores do Partido, Luiz Gushiken, o Japonês, como o chamamos carinhosamente, que, neste momento, passa por uma dificuldade de saúde muito grande, e todos nós pedimos a Deus que lhe dê saúde. Mas, neste caso, as palavras ditas por esse grupo, de uma pessoa honesta, de uma pessoa comprometida com o Brasil, não são só um jogo de palavras, mas algo realmente para valer. Lembro-me, num dado momento, da carta de uma filha…

(Soa a campainha.)

            O Sr. Wellington Dias (Bloco Apoio Governo/PT - PI) - … de José Genoino, uma carta que ele manda aos filiados do Partido dos Trabalhadores. E ali ela se lembra de várias coisas, mas cita um episódio que eu acho que é muito simbólico: ela ainda adolescente, o pai Deputado Federal, Presidente do Partido. Ela chega em casa e tem um convite da revista Caras para que José Genoino possa ir com sua família para a Ilha de Caras. Quando ele chega em casa, à noite, à mesa, provavelmente no horário do jantar, e ela, muito entusiasmada, assim como as outras irmãs -- imagina uma adolescente ter essa oportunidade! --, e ele disse: “Não, minha filha. Eu não irei. O convite não é feito para o seu pai José Genoino. É feito para o Deputado José Genoino. Se eu não fosse Deputado, certamente…

(Interrupção do som.)

            O Sr. Wellington Dias (Bloco Apoio Governo/PT - PI) - “Se eu não fosse Deputado,” -- diz ele para a sua família -- “eu certamente não seria convidado.” Fui visitá-lo agora. Recentemente, estive com ele. Está morando no mesmo lugar, na mesma casa, com os mesmos amigos. Então, o que podemos fazer? Dar o nosso testemunho a esse grande brasileiro. Eu diria que, se, no Brasil, nós pudéssemos escolher dez pessoas decentes, honestas, sérias, comprometidas com o Brasil, eu tenho convicção de que José Genoino estaria entre elas. Muito obrigado. Parabéns pela iniciativa.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Resolvi assinar esta carta, Senador Wellington Dias, porque também eu e V. Exª somos testemunhas de que José Genoino nunca utilizou qualquer de suas funções, como Presidente do PT e como Deputado Federal. Eu fui seu colega aqui, de 1982 a 1987, a primeira Bancada do PT eleita.

(Soa a campainha.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Sei da sua seriedade de propósitos e honestidade. Ele, inclusive, participou, quando jovem, de movimentos ali no Araguaia. Era um verdadeiro amante de como resolver os problemas de formas democráticas e pacíficas.

            Presidente, eu iria aqui falar das resoluções de Barack Obama, torcendo para que não haja o deflagrar de guerra na Síria, no Oriente Médio. Então, falarei desse tema amanhã ou posteriormente.

            Gostaria de assinalar a presença na tribuna do Senado Federal do Presidente e Vereador Alberto dos Santos Júnior, da Câmara Municipal de Ilha Solteira,…

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - … que muito nos honra com a sua presença, acompanhado de Reinaldo de Frias, Secretário Legislativo de Ilha Solteira, e de uma senhora que os acompanha, a quem peço para encaminhar o nome.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/09/2013 - Página 62374