Discurso durante a 154ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 13/09/2013 - Página 62986

            O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Minoria/DEM - RN. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero concordar inteiramente com V. Exª, com o esforço da Presidência da Casa em produzir essa pauta que não importa se é positiva ou negativa. É a pauta que nós temos que apreciar e votar.

            Como essa matéria eleitoral, que é o esforço do Senado no sentido de moralizar o processo eleitoral, de baratear e moralizar o processo eleitoral, com coisas importantes, como o prazo para a substituição de uma candidatura impugnada, que hoje não existe. Não há prazo, você pode sufragar o nome de uma pessoa com a fotografia de outra pessoa, e a fotografia de um impugnado. Isso é uma imoralidade, mas é o que existe.

            São coisas dessa natureza que esse projeto está procurando conter. A moralização e o barateamento de custos, que é o meio para você definir caminhos mais éticos no campo do financiamento das campanhas eleitorais.

            Quanto menos despesa, menor a pressão financeira, mais fácil e mais transparente o processo de financiamento. Agora, claro que é uma matéria complexa, há itens que não são consensuais e é evidente que se impõe um quórum mais qualificado.

            Quero fazer o registro, em nome do meu Partido, do esforço que a Presidência tem feito, V. Exª, no sentido de fazer com que a pauta do Senado sinalize para a sociedade interesse pelas coisas que interessam realmente a um padrão ético de fazer política. Estou inteiramente de acordo com que façamos, na próxima semana, uma semana de esforço concentrado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/09/2013 - Página 62986