Comunicação inadiável durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre a possibilidade de crescimento econômico do País.

Autor
Casildo Maldaner (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Casildo João Maldaner
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.:
  • Considerações sobre a possibilidade de crescimento econômico do País.
Publicação
Publicação no DSF de 18/09/2013 - Página 64162
Assunto
Outros > POLITICA DE DESENVOLVIMENTO.
Indexação
  • COMENTARIO, EXPECTATIVA, POSSIBILIDADE, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, BRASIL.

            O SR. CASILDO MALDANER (Bloco Maioria/PMDB - SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Caro Senador Eduardo Suplicy, que preside esta sessão, e demais colegas, eu não poderia deixar de fazer um registro todo especial, neste instante, de catarinenses ilustres que estão aqui no plenário.

            A Deputada Estadual Dirce Heiderscheidt, que é de Palhoça, da Grande Florianópolis, uma deputada extraordinária, que foi primeira-dama da Palhoça, está aqui presente na tribuna de honra; a Coordenadora da Mulher de Santa Catarina, do Governo Colombo, a ex-primeira-dama de Rio do Sul, Jane Ghizzo Schmidt, está aqui presente na tribuna de honra também; da Fundação Nova Vida, do Governo Colombo, lá em Santa Catarina, Ana Elba também está aqui presente; além delas, a Vereadora Gizeli, lá de Turvo, no sul de Santa Catarina; e também a jornalista e comadre Juanna Figueiredo está aqui presente, na companhia da afilhada nossa, Roberta, que mora em Brasília.

            Eu não poderia deixar de fazer o registro dessa equipe de mulheres catarinenses - a Deputada Dirce; a Jane Schmidt, Coordenadora da Mulher de Santa Catarina; a Vereadora Gizeli; a Ana Elba, da Fundação Nova Vida; da comadre e jornalista Juanna Figueiredo; e da filha dela, a Roberta -, uma equipe de mulheres que estão aqui honrando o nosso plenário do Senado Federal, claro que com a presença também dos atletas: Raí, o famoso Raí; também a famosa jogadora Hortência; e assim tantos outros atletas extraordinários, de nome não só nacional como internacional do Esporte.

            Caro Presidente, caros colegas, nesta comunicação, embora breve, eu quero deixar aqui uma palavra em relação aos sinais que existem no horizonte.

            Há, no horizonte, alguns sinais que nos permitem vislumbrar crescimento econômico em curto prazo. Indicadores de mercado, divulgados ontem pelo Banco Central do Brasil, dão conta de uma nova previsão de elevação do PIB em 2013, com crescimento de 2,4%.

            Os reflexos são percebidos em vários setores de produção. O Índice de Confiança do Empresário Industrial aumentou 1,7 ponto em setembro e alcançou 54,2 pontos.

            Foi o segundo mês consecutivo de crescimento do índice, de acordo com pesquisa divulgada hoje pela Confederação Nacional da Indústria.

            Trata-se de um sinal importante para a recuperação da indústria, pois, de acordo com a pesquisa, cuja pontuação varia de zero a cem pontos, mais de cinquenta pontos indicam empresários confiantes.

            Apesar do pessimismo em relação às condições atuais da economia e das empresas, cujo indicador ficou em 46,2 pontos abaixo da linha divisória dos 50 pontos, os industriais estão mais otimistas com o futuro. O índice de expectativas em relação às condições da empresa e da economia para os próximos seis meses subiu de 56,9 pontos, em agosto, para 58,2 pontos...

(Soa a campainha.)

            O SR. CASILDO MALDANER (Bloco Maioria/PMDB - SC) - ...em setembro.

            Estou a concluir, Sr. Presidente.

            São bons sinais no horizonte, sem dúvida. O mundo passa por um momento de reacomodação, com os Estados Unidos em rota de recuperação plena, assim como ocorre em alguns países europeus. É o momento de aproveitarmos as oportunidades e planejarmos esse crescimento futuro de forma sólida e responsável. Não pode haver, agora, racionamento de planejamento. Repito, Senador Eduardo Suplicy: não pode haver agora racionamento de planejamento. Precisamos criar as condições para o desenvolvimento da atividade econômica, seja por meio da redução de impostos e tributos, como pela ampliação da infraestrutura logística.

            E termino dizendo: enquanto não pensarmos seriamente o nosso futuro com responsabilidade e credibilidade da execução orçamentária não teremos o crescimento no ritmo que desejamos e, mais que isso, de que somos capazes.

            São essas reflexões que trago nesta tarde, Sr. Presidente, sobre essas perspectivas.

            Como se diz, é um colírio para os olhos dos brasileiros essa espécie de reanimação do mercado e oxalá isso se configure, isso aconteça. É a torcida que estamos a fazer. Precisamos torcer para que venha o melhor. Corrijamos os nossos problemas para que dê certo. Temos que ajudar a dar certo.

            Essa é a análise que faço nesta comunicação, caro Presidente Suplicy, na tarde de hoje, congratulando-nos mais uma vez com as personalidades de Santa Catarina e do esporte brasileiro...

(Soa a campainha.)

            O SR. CASILDO MALDANER (Bloco Maioria/PMDB - SC) - ...que estão aqui na tribuna de honra.

            Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/09/2013 - Página 64162