Discurso durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 18/09/2013 - Página 64191

            O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Minoria/DEM - RN. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu havia conversado com o Líder Aloysio, e havíamos firmado uma posição: nós iríamos trazer uma palavra de explicação aos desportistas que desde ontem frequentam, para a nossa alegria, a galeria de honra do Senado; explicar a eles os procedimentos que nós temos. Assim como nas quadras eles têm as regras que são respeitadas, nós temos as nossas regras e os nossos acordos que têm que ser respeitados.

            Houve, no entanto, um apelo de V. Exª à oposição, ao Senador Aloysio Nunes, ao Democratas. O que pesa para mim é que eles desde ontem estão aqui, cavalheirescamente conversando com os Senadores, dando as suas justificativas e sem alegar nada.

            Eu não estive com o Guga, mas não me esqueço das alegrias que Guga deu ao Brasil inteiro com as suas raquetadas de campeão. Nem conversei com a Hortência, mas não me esqueço da alegria que ela deu, em muitos momentos, ao Brasil inteiro; aquele suspiro dela ao fazer aquela cesta que produziu a vitória do Brasil em Cuba. O Brasil inteiro se lembra disso tudo. Os gols de Raí.

            Enfim, aqui está um lobby poderoso que fala pela alegria do povo brasileiro, alegria que não podemos omitir. Se existe o lobby positivo, é este lobby, de pessoas dignas, de pessoas a quem o Brasil admira e com quem não podemos faltar.

            Nós poderíamos dizer a eles: “Nossa regra vai levar a que nós votemos essa matéria amanhã ou depois de amanhã”. Isso poderia provocar uma frustração neles.

            É preferível, em nome de uma homenagem às alegrias que eles deram ao Brasil em tantos momentos, concordarmos com V. Exª no sentido de que essa atitude não vai transformar-se em regra. Numa homenagem aos ícones do esporte brasileiro, poderemos votar essa matéria na tarde de hoje.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/09/2013 - Página 64191