Discurso durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Aécio Neves (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
Nome completo: Aécio Neves da Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 18/09/2013 - Página 64193

            O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Minoria/PSDB - MG. Sem revisão do orador.) - Uma palavra bastante rápida, Sr. Presidente, mas uma justificativa, porque acho que os atos excepcionais precisam de justificativas excepcionais.

            O Líder do meu Partido, ilustre Senador Aloysio Nunes, tem sido um dos maiores defensores desta instituição a partir do momento em que defende regras muito claras para a tramitação de matérias aqui.

            V. Exª, Senador Renan, Parlamentar experiente que é, sabe que a manutenção ou o cumprimento do Regimento integralmente é sobretudo uma defesa das minorias. É ali que as minorias encontram espaço necessário para o debate, para a sua argumentação e até mesmo para o aprimoramento de determinadas matérias. Por isso, temos mantido uma vigilância muito grande em relação a esse cumprimento, nos opondo de forma extremamente firme a qualquer tentativa de apressar o processo de deliberação da Casa.

            Fazendo essa introdução, quero dizer que esse caso, Sr. Presidente, além das presenças ilustres hoje no plenário do Senado, mas pela repercussão que terá no desporto nacional, homenageando milhares de brasileiros que aqui hoje não estão, justifica a posição do Líder Aloysio Nunes. E a ele quero aqui de público agradecer o acatamento da nossa sugestão, já que a introdução desse dispositivo na Câmara Federal permitirá que os benefícios ocorram apenas com o fim das reeleições de dirigentes, gestão profissional das entidades, participação democrática dos atletas nas eleições e exigência de transparência na gestão esportiva da entidade.

            Então, Sr. Presidente, é efetivamente uma exceção, e se justifica pelo alcance, pela dimensão daquilo que aqui está sendo tratado. E acho, em última instância, que é um reencontro das entidades do desporto com a sociedade brasileira, de alguma forma delas distanciadas em razão da quase eternização de alguns mandatos.

            Portanto, já antecipando nosso encaminhamento favorável, quero cumprimentar a todos que nos visitam, reiterando que essa é uma exceção pela dimensão da matéria que está sendo votada. A posição do meu Líder merece o reconhecimento de toda a nossa Bancada.

            Esperamos que este dia possa ser ainda coroado com a votação, em seguida, da PEC da Música, de autoria do meu correligionário, o Deputado Otavio Leite, que esperamos possa ocorrer em seguida a esta votação.

            Será um grande dia para o Senado da República, Presidente Renan. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/09/2013 - Página 64193