Discurso durante a 158ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Autor
Wellington Dias (PT - Partido dos Trabalhadores/PI)
Nome completo: José Wellington Barroso de Araujo Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Publicação
Publicação no DSF de 18/09/2013 - Página 64194

            O SR. WELLINGTON DIAS (Bloco Apoio Governo/PT - PI. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente...

            Sr. Presidente, como já disse anteriormente, quero, primeiro, agradecer a V. Exª pela compreensão, mesmo diante dessa regra, que, embora não esteja no Regimento - é bom que se diga -, nós estabelecemos para a boa condução no Parlamento. V. Exª compreendeu a necessidade que nós tínhamos nesses dois aspectos, um deles relacionado à Medida Provisória 620.

            Como foi lembrado pelo Líder do Governo - e eu falo pelo Partido dos Trabalhadores e pelo Bloco de Apoio ao Governo -, nós defendemos a aprovação deste projeto - não só a pauta, mas também a aprovação - pela importância que tem. De forma resumida, do lado dos atletas, cuja presença nos alegra, há a garantia de mudanças que evitam que tenhamos eleições de dirigentes de forma infinita, consecutiva. Ou seja, coloca um limite nesse processo de reeleição. Do outro lado, garante as condições de uma gestão mais democrática, transparente. Eu acho que isso é importante para o esporte brasileiro. Por último, estabelece a própria garantia da presença do atleta na escolha dos seus dirigentes. Esse é um avanço formidável!

            Junto com isso, há o lado social desta medida provisória: o Programa Minha Casa Melhor, que permite condições de crédito barato, muito baixo. Pessoas, muitas vezes, pagavam até 120% ao ano na compra de uma geladeira, de um móvel. Mas a Presidenta Dilma, pela sua sensibilidade de mulher, de avó, garante as condições de podermos ter uma linha de financiamento com taxas de juros baixas, permitindo o acesso a bens de consumo duráveis a essa fatia da população que normalmente era excluída, não tinha esse direito, no caso do Minha Casa, Minha Vida.

            Ressalto também o Programa de Apoio à Cultura e o relacionado à tecnologia. Isso, por si só, já merece toda essa abertura. Por isso, agradeço a V. Exª.

            Da mesma forma que o Senador Aécio, queremos dizer da importância de voltarmos à pauta, como nos comprometemos na semana passada, da PEC da Música, outra conquista relevante que vai não só democratizar, mas nacionalizar as condições de gravação, de espetáculo, sem os tributos que hoje são cobrados. É algo fundamental tanto para os artistas como para a economia calcada na cultura em todas as regiões do Brasil.

            Manifesto a posição pelo Bloco de Apoio que represento nesta Casa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/09/2013 - Página 64194