Pela ordem durante a 159ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da aprovação da PEC que extingue o voto secreto no âmbito do Congresso Nacional.

Autor
Randolfe Rodrigues (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AP)
Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
CONSTITUIÇÃO FEDERAL, CONGRESSO NACIONAL.:
  • Defesa da aprovação da PEC que extingue o voto secreto no âmbito do Congresso Nacional.
Publicação
Publicação no DSF de 19/09/2013 - Página 64526
Assunto
Outros > CONSTITUIÇÃO FEDERAL, CONGRESSO NACIONAL.
Indexação
  • DEFESA, APROVAÇÃO, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, OBJETIVO, EXTINÇÃO, VOTO SECRETO, AMBITO, CONGRESSO NACIONAL.

            O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Apoio Governo/PSOL - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Serei bem breve, Presidente, com a devida permissão do orador já na tribuna, meu querido companheiro, Senador Cristovam Buarque, para prestar homenagem ao Senador Paulo Paim, que tem travado essa luta aqui há muito tempo e fazer justiça à primeira PEC do voto aberto já votada na CCJ, que já está nesta Mesa há muito tempo, de autoria do Senador Paulo Paim.

            A decisão da CCJ da Casa, nesta manhã, é histórica. Que este Plenário e que esta Mesa sejam coerentes e conscientes com o que vem das ruas, com o que vem do clamor do povo brasileiro e com o que tem vindo agora, aprovado pelo CCJ. Que o quanto antes, se possível neste esforço concentrado desta semana, coloque para votação, agora, já, a PEC do Senador Paulo Paim e a PEC que foi aprovada nesta manhã na Comissão de Constituição e Justiça.

            Não tem cabimento mais a existência do voto secreto no Congresso Nacional. O voto secreto no Congresso Nacional só tem trazido razões para nós, Parlamentares, de vergonha. Foi o voto secreto que não cassou Natan Donadon; foi o voto secreto que, lamentavelmente, levou à não eleição de dois dos melhores juristas do Brasil, Vladimir Aras e Wellington Saraiva. O voto secreto só serviu para vergonha do Senado da República e do Congresso Nacional.

            Que nós possamos sepultar, em definitivo, essa vergonha do Parlamento e do Congresso brasileiro com votações abertas, como a de hoje de manhã, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/09/2013 - Página 64526