Pronunciamento de Randolfe Rodrigues em 18/09/2013
Pela ordem durante a 159ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Considerações sobre a PEC que dispõe sobre a extinção do voto secreto no Congresso Nacional.
- Autor
- Randolfe Rodrigues (PSOL - Partido Socialismo e Liberdade/AP)
- Nome completo: Randolph Frederich Rodrigues Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
CONSTITUIÇÃO FEDERAL, CONGRESSO NACIONAL.:
- Considerações sobre a PEC que dispõe sobre a extinção do voto secreto no Congresso Nacional.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/09/2013 - Página 64590
- Assunto
- Outros > CONSTITUIÇÃO FEDERAL, CONGRESSO NACIONAL.
- Indexação
-
- REGISTRO, FATO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, APROVAÇÃO, PARECER FAVORAVEL, REFERENCIA, PROPOSTA, EMENDA CONSTITUCIONAL, ASSUNTO, EXTINÇÃO, VOTO SECRETO, AMBITO, CONGRESSO NACIONAL, QUESTIONAMENTO, ORADOR, POSSIBILIDADE, SUBSTITUIÇÃO, PROJETO, ORIGEM, SENADO.
O SR. RANDOLFE RODRIGUES (Bloco Apoio Governo/PSOL - AP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, nesta manhã, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou, por ampla maioria, a proposta de emenda à Constituição proveniente da Câmara dos Deputados que extingue o voto secreto em todas as circunstâncias no Congresso Nacional.
V. Exª muito bem sabe que se encontra aqui, no plenário da Casa, já pronta para voto, a Proposta de Emenda à Constituição nº 20, de autoria do Senador Paulo Paim, que também acaba com o voto secreto em todas as hipóteses no Congresso Nacional.
Diante dessa circunstância, Sr. Presidente, já havendo uma proposta de emenda à Constituição, pronta para voto do Plenário da Casa, e tendo já a CCJ aprovado hoje uma outra proposta de emenda à Constituição, com igual teor, com ampla maioria de votos dos membros daquele Colegiado, e ainda, tendo em vista que a CCJ também aprovou a urgência, a recomendação de urgência, melhor dizendo, dessa proposta de emenda à Constituição, pergunto a V. Exª: qual o entendimento da Mesa sobre submeter à votação - e espero que seja o quanto antes - essa proposta de emenda à Constituição, que está encaminhada, aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça, já que esta proposta de emenda à Constituição coincide com a Proposta de Emenda à Constituição nº 20, já encaminhada aqui para o Plenário, e pronta para votar, do Senador Paulo Paim?
É o questionamento, a pergunta que faço a V. Exª e à Mesa.
Quero também fazer o registro, em complementação ao do Senador Ricardo Ferraço, da presença entre nós de S. Exª o Chanceler de Marrocos. E conversava há pouco com o Embaixador do Brasil em Marrocos e com o Embaixador de Marrocos no Brasil, dizendo que nunca é demais destacar que a primeira cidade do meu querido Estado do Amapá, a cidade de Mazagão, fundada em 1773, foi uma cidade transladada, na sua integralidade, da Mazagão africana. Então, o nosso querido Estado do Amapá tem laços que o unem a Marrocos: temos em comum uma cidade com a denominação de Mazagão e com uma relação histórica com a Mazagão africana.
Faço esse registro e apresento esse questionamento a V. Exª, apenas insistindo sobre qual o entendimento da Mesa e sobre qual o encaminhamento diante da proposta de emenda à Constituição, aprovada hoje na CCJ, e que está com a recomendação de urgência para ser votada, que acaba com o voto secreto em todas as circunstâncias no Congresso Nacional.