Discurso durante a 159ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro de reunião com representantes da APAE para debater temas relacionados a educação especial.

Autor
Waldemir Moka (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Registro de reunião com representantes da APAE para debater temas relacionados a educação especial.
Publicação
Publicação no DSF de 19/09/2013 - Página 64595
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, PARTICIPAÇÃO, REPRESENTANTE, ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE), OBJETIVO, DEBATE, ASSUNTO, NECESSIDADE, ALTERAÇÃO, RELATORIO, PROJETO DE LEI, REFERENCIA, ENSINO ESPECIAL.

            O SR. WALDEMIR MOKA (Bloco Maioria/PMDB - MS. Sem revisão do orador.) - Serei muito breve, Sr. Presidente.

            Como Presidente da Comissão de Assuntos Sociais, recebi, na capital do meu Estado, o Mato Grosso do Sul, uma comissão representada pela Secretária de Trabalho Profª Fabiana, que representa a Apae, e pelo pessoal que representa a Pestalozzi. Sr. Presidente, era impressionante a mobilização!

            Graças ao relatório hoje proferido na Comissão de Constituição e Justiça pelo seu Presidente, que é o Senador Vital do Rêgo, foi corrigido, na minha avaliação, aquilo que seria uma injustiça muito grande com essas entidades que, ao longo do tempo, fazem um grande serviço, prestam um grande serviço, que é a chamada educação especial.

            Sei que muitos defendem a inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais, para que eles possam ir para o banco de uma escola normal, mas, dependendo do grau da dificuldade, elas não conseguem aprender. É necessário, é fundamental garantir a chamada educação especial. E o Senador Vital do Rêgo, hoje, corrigiu aquilo que, na minha avaliação, seria um equívoco muito grande, quando colocou no texto de novo a palavra “preferencialmente”, dando às famílias exatamente a opção de matricular seu filho portador de necessidade numa escola normal ou numa escola de educação especial. Cabe à família fazer essa opção.

            Senador Vital do Rêgo, aqui, particularmente, em nome das APAEs, da Pestalozzi e de todos esses heróis anônimos que fazem um belíssimo trabalho, quero parabenizá-lo. V. Exª, na verdade, evitou... Se V. Exª não fizesse essa correção na Comissão de Constituição e Justiça, nós a faríamos na Comissão de Educação, junto com o Senador Cyro Miranda, e na Comissão de Assuntos Sociais. Parabéns a V. Exª!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/09/2013 - Página 64595