Discurso durante a 159ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação de antecipação da pauta da sessão deliberativa de sexta-feira, para quinta-feira.

Autor
Eduardo Suplicy (PT - Partido dos Trabalhadores/SP)
Nome completo: Eduardo Matarazzo Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO.:
  • Solicitação de antecipação da pauta da sessão deliberativa de sexta-feira, para quinta-feira.
Publicação
Publicação no DSF de 19/09/2013 - Página 64628
Assunto
Outros > SENADO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, ANTECIPAÇÃO, PAUTA, VOTAÇÃO, PLENARIO, MOTIVO, CONVITE, ORADOR, PARTICIPAÇÃO, EVENTO, LOCAL, ESTADO DE SÃO PAULO (SP).

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Sr. Presidente, primeiramente, quero cumprimentar o Senador e ex-Ministro Bernardo Cabral.

            Senador Bernardo Cabral, V. Exª é sempre muito bem recebido aqui entre nós. Que bom vê-lo aqui novamente! V. Exª sempre abrilhantou o plenário do Senado com as suas observações, ponderações e contribuições. Fico muito contente de lembrar o nosso convívio. Seja muito bem-vindo!

            Senador Renan Calheiros, eu abri mão de falar a favor do Projeto Roberto Requião, com o parecer do Senador Pedro Taques, mas quero aqui expressar que abri mão para não alongar o processo de votação, tão importante, dessa matéria, aprovada inclusive por mim, por consenso de todos nós.

            Gostaria de consultar V. Exª sobre a possibilidade de anteciparmos para amanhã, quinta-feira, a pauta de sessão deliberativa de sexta-feira pela amanhã. E assim o justifico:

            Primeiro, o Senado Federal teve, desde segunda-feira, votações muito importantes seja na sessão de segunda-feira, de terça e de hoje. Votamos projetos da maior relevância, inclusive hoje, na Comissão de Constituição e Justiça, votamos o projeto pelo voto aberto, que poderemos votar, se possível, amanhã à tarde, com a presença significativa de muitos Srs. Senadores. Contudo, eu próprio, assim como outros Senadores, temos convites para trabalhos de grande relevância.

            Por exemplo, amanhã à noite, o Nupsi (Núcleo de Psicopatologia) e Invenções Democráticas, da Universidade de São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças, a partir do início da noite, às 19h30, realizam um colóquio internacional, com as contribuições de inúmeros intelectuais e pensadores das universidades do mundo inteiro. E eu, que fui convidado, gostaria de estar lá presente, inclusive na sexta-feira pela manhã. Eu falo de uma responsabilidade de trabalho minha, como Senador, mas que, desta vez, será em local outro que não em Brasília.

            Conversei com outros Senadores e Senadoras que teriam responsabilidades também de trabalho na manhã de sexta-feira.

            Então, se for possível e se houver acordo, mesmo levando em conta o esforço que V. Exª, como Presidente, propôs a todos de termos sessões deliberativas de segunda a sexta-feira e dada a produtividade muito alta que tivemos, desde segunda-feira, hoje e até amanhã, no final da tarde e início da noite, pergunto se é possível a antecipação da pauta da sessão deliberativa de sexta para a tarde de amanhã.

            É a indagação que formulo, Sr. Presidente.

 

            […]

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Eu fiquei de dar a resposta.

            O Senador Eduardo Suplicy, em nome de alguns Senadores, fez um pedido em função dos objetivos que desde logo nós atingimos durante esse esforço concentrado. Nós votamos importantes matérias. Inclusive, com um quórum significativo, deliberamos também na segunda-feira, para anteciparmos a pauta da sexta-feira para quinta-feira.

            Eu queria dizer que, com muita satisfação, nós aceitamos a sugestão.

 

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - E teremos votações importantes amanhã também, nominais.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - E teremos votações importantes amanhã, nominais.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Inclusive poderemos ter, acredito, a primeira votação da PEC sobre o voto aberto.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Sim, e vamos ter, certamente, a primeira sessão de discussão das propostas de emenda à Constituição sobre votos abertos.

            O SR. EDUARDO SUPLICY (Bloco Apoio Governo/PT - SP) - Muito bem.

            O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Todas vão tramitar conjuntamente, antecipando, com isso, a Ordem do Dia, que estava prevista para sexta-feira.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/09/2013 - Página 64628